Que aplicativos podem ajudar nos estudos em 2021?

A presença da tecnologia na escola não é um debate novo, mas é um assunto que ganhou um novo olhar com a pandemia. O distanciamento social e a migração repentina das aulas presenciais para o ensino remoto foram fatores decisivos para isso.

Se as escolas de Educação Infantil e dos Ensino Fundamental e Médio foram pegas de surpresa com a nova realidade em 2020, não se pode dizer o mesmo de 2021. Em 2020, demos o primeiro passo na construção de uma nova relação entre escola, infância e tecnologia e seus efeitos ainda serão sentidos por um bom tempo. Para o ano letivo que se inicia, as escolas estão seguindo uma série de regras e adaptações em diferentes setores.

O ensino remoto impacta diretamente nas atividades de professores e alunos. Para os professores, conseguir atender quem está presencial e virtualmente em sala ao mesmo tempo se mostra um desafio. Para os estudantes, porém, uma das maiores mudanças esteja na necessidade de maior autonomia na organização e gestão do tempo.

Neste novo cenário, os aplicativos podem ser grandes aliados. Confira alguns que podem ajudar nos estudos em 2021.

Para se organizar melhor

Organização, planejamento e disciplina são elementos fundamentais para o sucesso escolar.

Nas aulas presenciais, o professor consegue acompanhar mais de perto os alunos e dar um suporte maior quando as dificuldades surgem. Contudo, o ensino remoto transferiu parte desse papel para a família.

Um fato que não pode ser ignorado é que, assim como as crianças e adolescentes, a rotina dos pais também foram alteradas pela pandemia. Por isso, criar estratégias para se organizar e gerir o tempo são essenciais.

Easy Study

O Easy Study é um app que cria um cronograma de estudos para o Ensino Médio, para o vestibular ou para um concurso público. Com ele, você consegue saber com facilidade quais disciplinas estudar num determinado dia. Você ainda pode registrar o tempo de estudo e as revisões feitas.

Evernote

O Evernote é um aplicativo interessante para a escola por suas funcionalidades. Com ele, você pode criar notas, listas e resumos das matérias estudadas. Um dos aspectos mais interessantes dele é a possibilidade de organizar as notas por assuntos, o que facilita na hora de encontrar o que você procura, além da possibilidade de incluir fotos e áudios nas anotações.

AppBlock

O AppBlock é um aplicativo que bloqueia outros aplicativos conforme o seu planejamento. Embora não tenha relação direta com as disciplinas escolares, ele é útil por ajudar a manter o foco, o que é fundamental para o estudante se sair bem nos estudos.

Para acabar com dúvidas ou revisar conteúdos

As aulas presenciais facilitam (e muito) o processo de conversar com o professor em caso de dúvida. Nas aulas remotas, no entanto, esse processo é mais demorado e alguns apps podem ajudar a solucionar o problema com mais rapidez.

Brainly

O Brainly é um app que permite aos estudantes enviar perguntas e pesquisar respostas sobre as disciplinas escolares e questões específicas do ENEM. Além de ser uma ótima ferramenta para tirar dúvidas, ele ainda ajuda a estudar pois permite que você tire dúvidas de outras pessoas.

RevisaApp

O RevisaApp é um aplicativo que ajuda a estudar através de resumos de matérias importantes para o ENEM e para os principais vestibulares nacionais. Os conteúdos são organizados por áreas de conhecimento e por temas, facilitando o processo de pesquisa.

KhanAcademy

A KhanAcademy, além do canal do Youtube, conta com um aplicativo no qual o aluno pode encontrar aulas de diferentes disciplinas. Além das aulas, também é possível encontrar exercícios e lições sobre os mais diversos conteúdos, até mesmo programação.

É fato que a relação entre escola e tecnologia nunca mais será a mesma e que os efeitos da pandemia sobre o processo escolar ainda estão longe de serem conhecidos por completo. No entanto, não podemos ficar chorando sobre o leite derramado. É preciso encontrar um caminho saudável na relação entre educação e tecnologia e os aplicativos que podem ajudar nos estudos têm o potencial de serem grandes aliados de professores, dos alunos e das famílias envolvidas no processo educacional.

Na Escola Vitória, descobrir como usar a tecnologia a favor da escola considerando um cenário tão atípico foi fundamental em 2020 e nos deu experiência para desenhar um processo para 2021. Por isso, estamos confiantes que, assim como superamos 2020, superaremos 2021.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos preparativos!