O Google Sala de Aula (Google Classroom) é uma plataforma que conecta professores e alunos. Voltado para escolas que fazem parte do projeto Google for Education, ele facilita a relação entre estudantes e docentes. Permite a realização de aulas remotas online, com os alunos podendo ver e ouvir o professor ao vivo, com interatividade, participando da aula ou recebendo apoio para os deveres de casa.

O Google Sala de Aula permite à escola organizar os alunos em turmas virtuais, a qual passa, quando conectada, a receber aulas e realizar tarefas online.

O sistema permite ao aluno acessá-lo tanto pelo computador quanto pelo celular e permitindo que ele compartilhe fotos e arquivos com os seus amigos.

Tão logo as aulas foram interrompidas em março 2020, por conta da Pandemia do COVID-19, a Escola Vitória, compôs um Grupo interno de Estratégia Educacional, que tinha como objetivo desenvolver formas de manter todos os seus alunos conectados e ativos nos estudos. O Grupo foi formado pelas Diretoras Pedagógica e Administrativa da Escola, a Professora de Informática, que também é Professora Universitária, perita em Ensino a Distância, dois Consultores ligados ao Instituto Vitória, sendo um deles, Profissional de TI e outro Professor Universitário com ampla experiência na área, além do Diretor Executivo do Instituto Vitória. Como resultado dessa mobilização, a Escola Vitória se associou ao sistema Google Classe de Aula, dada à sua arquitetura, praticidade, disponibilidade e segurança.

Para que o sistema Google Sala de Aula pudesse ser implementado com sucesso na Escola Vitória, seria necessário o treinamento de seus professores nas ferramentas e métodos de trabalho requeridos pelo uso de plataformas de ensino. Os professores da Escola Vitória responderam positivamente e se mobilizaram, participando dos treinamentos realizados, todos a distância. Adaptaram-se rapidamente aos novos desafios e passaram a se capacitar em como ministrar suas aulas, mas agora de forma diferente, mostrando profissionalismo e compromisso com seus alunos.

A partir do final de abril, a Escola Vitória entra em uma nova modalidade de ensino, através do Google Sala de Aula, que permite superar eventuais longos períodos de ausência de aulas presenciais ou complementá-las, quando as mesmas voltarem à normalidade.

A Escola Vitória acredita que situações limitantes de deslocamento, como o distanciamento social imposto pela Pandemia do COVID-19, ao contrário de ser vistas apenas como um problema, são oportunidades de aprendizado tanto para seus funcionários administrativos e professores, como também para alunos e responsáveis. Ao final de toda essa experiência, o que deverá ficar, será uma lista de realizações, das quais se destacam:

• Alunos em dia com suas aulas e equipados em uma nova tecnologia de aprendizado e comunicação.
  • Pais e responsáveis tranquilizados em saber que os alunos continuam recebendo aulas de qualidade na melhor Escola da área onde está localizada.
  • Professores realizados em sua missão de educar com novas ferramentas que os capacitam mais ainda como profissionais de ensino.
  • Maior resiliência para todo o processo educacional da Escola Vitória.

O sistema Google Sala de Aula demonstrou ser uma plataforma de grande eficácia e utilidade, habilitando a Escola Vitória a se destacar como Entidade alinhada com as novas tecnologias e comprometida com pais, responsáveis e seus alunos. Escola Vitória, confiança no futuro!