Você consegue imaginar o ano letivo de 2021 sem o ensino remoto e a presença forte da tecnologia em parte das escolas? É verdade que esses elementos não fazem parte da realidade de parte dos estudantes brasileiros, mas não podemos negar também que os recursos tecnológicos se tornaram grandes aliados da escola no ano que passou. Você já pensou, por exemplo, em como o Youtube pode ajudar nos estudos do seu filho?

Apesar dos aspectos positivos, a presença da tecnologia exige adaptações que vão além da mudança física das aulas. Os desafios surgiram para todas as pessoas envolvidas no processo escolar e como superá-los se tornou uma questão fundamental para o sucesso da escola neste e nos próximos anos.

A tecnologia e seus diferentes recursos se fizeram presentes mais do que nunca na vida dos estudantes. Assim como os aplicativos, o Youtube pode se tornar uma ferramenta de grande ajuda para esse grupo. Confira quatro canais para ajudar nos estudos.

Youtube Edu

O Youtube EDU é uma plataforma com foco em conteúdos educacionais. Ela surgiu da parceria entre o Youtube e a Fundação Lemann em outubro de 2013. Os conteúdos disponíveis estão em português e focam nos Ensino Fundamental e no Ensino Médio. A plataforma funciona como um filtro e disponibiliza de forma gratuita e organizada aulas de altíssima qualidade.

Quando surgiu, o Youtube Edu tinha oito mil vídeos em seu acervo. Hoje, porém, são mais de 26 canais e cerca de 18 mil vídeo-aulas ao alcance dos estudantes.

Descomplica

O Descomplica é uma plataforma de estudos paga, mas que disponibiliza parte de seus conteúdos gratuitamente. São cerca de 20 mil aulas gravadas e que abordam todas as disciplinas do Ensino Médio.

O objetivo do Descomplica é “salvar a vida” dos estudantes em períodos de grandes exames e processos seletivos.

Me Salva

O Me Salva! é uma plataforma de estudos com foco na preparação para o Enem e para os vestibulares. Assim como o Descomplica, o Me Salva! é um serviço pago, mas disponibiliza conteúdos gratuitos no YouTube. Nela, você encontra assuntos relacionados às diferentes matérias e níveis escolares.

As aulas são objetivas e fáceis de acompanhar. Você ainda encontra correção de redações e resolução de exercícios, além de outros recursos como simulados interativos e monitorias ao vivo.

Khan Academy Brasil

A Khan Academy Brasil, além do aplicativo, conta com um aplicativo no qual o aluno pode encontrar aulas de diferentes disciplinas. Além das aulas, também é possível encontrar exercícios e lições sobre os mais diversos conteúdos, até mesmo programação.

Não dá para negar que a relação entre a escola e a tecnologia nunca mais será a mesma ou que os impactos da pandemia no processo escolar ainda não são totalmente conhecidos. Porém, mais do que olhar os aspectos negativos, precisamos construir uma relação saudável entre escola e tecnologia. É importante descobrir como, por exemplo, aplicativos e o Youtube podem ajudar nos estudos.

Você já percebeu como o Youtube faz parte das nossas vidas hoje? É difícil passar um dia sequer sem acessar algum vídeo dessa plataforma. Então, por que não tornar essa ferramenta mais uma aliada da escola e dos estudantes?

Na Escola Vitória, descobrir como usar a tecnologia a favor da escola, considerando um cenário tão atípico como o de 2020, lançou as bases para o trabalho que será desenvolvido em 2021. Por isso, estamos confiantes que, assim como superamos 2020, superaremos 2021.