O retorno às aulas presenciais em 2021 demanda adaptações de todos os envolvidos no processo escolar (escola, professores, funcionários, alunos e famílias). Por isso, é muito importante saber como preparar os estudantes para 2021.

Já falamos aqui no blog sobre como escolher a escola do seu filho, sobre como as escolas estão se adaptando ao retorno das aulas presenciais e sobre o que observar nas instituições considerando o que estamos vivendo hoje.

Ao longo deste texto, você vai encontrar dicas de como preparar seu(s) filho(s) para a realidade atípica que irão encontrar na escola em 2021.

Oriente seu filho sobre a importância de seguir as regras de prevenção ao coronavírus

A retomada das aulas presenciais marca o retorno das crianças para um ambiente que é, ao mesmo tempo, conhecido e desconhecido. A escola é um lugar conhecido de boa parte das crianças e adolescentes antes da pandemia. As novas regras, porém, transformaram esse espaço tão familiar em um ambiente novo.

O distanciamento, a higienização constante, o uso de máscara e álcool gel, a orientação de não pegar emprestado materiais dos amigos e a mistura de alunos presenciais e online na hora das aulas são apenas alguns fatores que marcam a nova realidade que aguarda os estudantes em 2021.

Nesse novo cenário, o professor e os demais funcionários das instituições ganharam uma nova atribuição: supervisionar se as regras de prevenção ao coronavírus estão sendo seguidas pelos alunos. Contudo, é muito importante que os pais também tenham confiança em seus filhos. Por isso, é ideal que as orientações sobre a prevenção comecem em casa.

Converse com seu filho sobre a importância de obedecer às regras de higiene, de manter a distância dos amiguinhos e de ouvir a orientação dos funcionários da escola.

Transmita segurança para seus filhos

Você conhece (e confia) nas medidas que a escola do seu filho está tomando para um retorno seguro em 2021? Se sua resposta é sim, passe essa mesma tranquilidade para seus filhos. Além de orientar os alunos sobre os comportamentos necessários para evitar a contaminação pelo COVID-19, deixar claro para eles a confiança da família na instituição é fundamental.

A escola é um ambiente seguro e possível de ser controlado. Se a instituição se preparou, treinou seus funcionários, adaptou seus protocolos de limpeza e criou estratégias para lidar com os impactos da pandemia no contexto escolar, não há motivo para ter medo de um retorno seguro às aulas presenciais.

Dê atenção aos sentimentos que o novo cenário vai gerar

O isolamento social teve impacto direto na saúde emocional das crianças e adolescentes. Ansiedade, alterações no sono e no comportamento, depressão são apenas alguns efeitos percebidos nas crianças durante o período de confinamento.

O retorno às aulas presenciais está gerando reações diversas nos adultos e nos estudantes. Alguns adoraram a ideia e não veem a hora de pisar na escola novamente. Outros permanecem receosos e não pretendem sair do modo online. O importante é reconhecer que cada criança é única e que não há certo ou errado quando a questão são as emoções.

Retomar as aulas presenciais durante a pandemia é retornar para um espaço físico conhecido, mas para um ambiente totalmente novo em regras e aspectos a serem observados.

Converse com seu filho sobre como a escola dele está se preparando para o ano letivo de 2021 e observe as reações dele. Assim, você poderá descobrir como ajudá-lo antes mesmo das aulas recomeçarem.

Como preparar os estudantes para 2021?

Essa é uma pergunta cujas respostas estão cheias de incertezas. O que não se pode ignorar, contudo, é que lugar de criança e adolescente é na escola.

A escola que se prepara se torna um ambiente seguro. Por ser um espaço fácil de ser controlado pelos profissionais, as regras sanitárias podem ser observadas e aqueles que circulam por ela podem ser preservados ao máximo em meio à pandemia.

Orientar sobre a importância das medidas de prevenção, transmitir para seu filho a segurança que você tem na escola e dar atenção aos sentimentos que a nova realidade tem gerado são algumas estratégias que, se colocadas em prática, facilitarão o processo de retomada das aulas presenciais.

A Escola Vitória está se preparado com afinco para o ano de 2021 e algumas de nossas medidas foram publicadas num comunicado divulgado por meio das redes sociais e neste post. Não deixe de conferir e, caso ainda tenha dúvidas, estamos à disposição para esclarecê-las.