O início da pandemia em março/2020 nos obrigou, enquanto sociedade, a rever toda a rotina e o estilo de vida que conhecíamos de uma hora para a outra. Para a escola, um dos principais impactos foi a migração do ensino presencial para o remoto. Nos últimos meses, foi assim que estudantes e professores se relacionaram: pela tela do computador.

Em 2021, as aulas presenciais retornarão de uma maneira diferente. Em outubro de 2020, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou uma resolução que:

  • permite o ensino remoto nas escolas públicas e particulares do país até 31 de dezembro de 2021.
  • autoriza a fusão dos anos letivos de 2020 e 2021
  • recomenda que as escolas não reprovem os alunos em 2020
  • sugere a adoção de “anos escolares contínuos” para 2020 e 2021
  • dá liberdade para as redes de ensino organizarem seus calendários, com reposições de aulas perdidas e avaliações, não apenas até o fim de 2020

Quer saber como estamos nos preparando para o próximo ano? Então, continue a ler e veja os preparativos da Escola Vitória para 2021.

Como nos adaptamos em 2020

A pandemia transportou o espaço da sala de aula para a casa dos alunos e transformou a dinâmica até então conhecida pelas escolas. Alunos, professores, funcionários e famílias precisaram se reinventar. De um dia para o outro, professores precisaram aprender a usar ferramentas online e encontrar uma didática totalmente diferente do que estavam acostumados. Alunos e famílias precisaram adaptar o ambiente doméstico à uma realidade desconhecida. 

Manter a qualidade do ensino, mesmo à distância, foi outro desafio. Para encontrar uma solução, criamos o Grupo interno de Estratégia Educacional. Esse grupo contou com a participação das diretoras pedagógica e administrativa da Escola, da nossa professora de informática e especialista em ensino à distância (EAD) e dois consultores (um profissional de TI e um professor universitário), além dos gestores do IVT (Instituto Vitória, mantenedor da Escola Vitória). Seu papel era desenvolver uma estratégia de ensino que aliasse a didática e o Google Classroom

O caminho encontrado por esses profissionais permitiu encerrar 2020 mantendo as aulas remotas e minimizar os danos que uma adaptação tão acelerada poderia ter.

Preparativos da Escola Vitória para 2021: a metodologia

Em 2021, as aulas presenciais serão retomadas, mas ainda serão necessárias adaptações. 

Distanciamento físico, disponibilidade de álcool gel, uso de máscara, medição de temperatura são apenas algumas ações práticas que farão parte do cotidiano da escola. A principal diferença, contudo, continua a ser na questão da metodologia. Diferente de 2020, quando as aulas foram 100% remotas na maior parte do ano, em 2021, adotaremos o HOT instruction. Nessa sigla, HOT corresponde às iniciais de Here Or There (Aqui ou lá, em português).

No artigo “Presente e distante: pesquisas que abordam a transmissão ao vivo de aulas presenciais” , Lilian Bacich afirma que HOT instruction:

é um dos termos utilizados para se referir à uma abordagem em que parte dos estudantes acompanha remotamente, de sua casa ou de onde preferir, a aula que ocorre na sala de aula presencial em que o professor palestra (oferece instrução) para a porcentagem de estudantes que está presente face-to-face.

O modelo citado prevê a participação simultânea de alunos que estão em dois espaços diferentes: a sala de aula e o meio virtual. Dessa maneira, o professor divide sua atenção entre os dois grupos de estudantes. Ele é um exemplo da modalidade híbrida, ou seja, que mescla atividades virtuais e presenciais. A ideia é existir um rodízio de forma que todos os alunos possam estar, em algum momento fisicamente na sala de aula.

A pandemia acendeu a necessidade de observar detalhes no cotidiano da escola que, até então, não eram necessários.

A adaptação para 2021 não é apenas da escola, mas de todos os envolvidos no processo escolar.

A reorganização do espaço físico, a adaptação da metodologia e a criação de protocolos relacionados ao “novo normal” são apenas alguns elementos a serem revistos em meio ao que estamos vivendo.

Superamos as dificuldades em 2020 e assim será em 2021!

Algumas de nossas atitudes, foram divulgadas por meio de um comunicado liberado nas redes sociais. Caso haja alguma outra dúvida, entre em contato conosco.