O que observar no retorno às aulas presenciais em 2021? Essa é uma pergunta que está na cabeça de muitos pais e responsáveis.

2020 foi um ano muito atípico e, para 2021, a expectativa não é de um cenário muito diferente. Mesmo com a proximidade da vacina, ainda são necessários muitos cuidados para que o retorno às aulas presenciais aconteça com segurança para alunos e funcionários.

O espaçamento maior entre as cadeiras, o rodízio de alunos, o uso de máscara e álcool gel, a higienização do ambiente e o controle de temperatura são apenas algumas medidas a serem tomadas. No entanto, o retorno seguro envolve um planejamento bem maior. Ao longo deste artigo, você vai ver que aspectos observar na hora de permitir o retorno do seu filho às aulas presenciais.

Quais os cuidados com o espaço físico?

Assim como os demais setores, as escolas também precisaram se adaptar às regras implantadas em meio à pandemia. Um documento emitido pela UNICEF, orienta que as escolas tomem atitudes como:

• Evitar todas as atividades que gerem aglomerações na hora da entrada/saída da escola, nos intervalos e recreio, além de sugerir que seja feita uma escala entre os alunos.
  • Reduzir o tamanhos de turmas e aumentar o espaçamento entre os estudantes.
  • Reforçar a importância da lavagem das mãos e da etiqueta respiratória (cobrir a boca e o nariz ao espirrar com lenço de papel ou com o antebraço, caso não exista lenço de papel à disposição).

O cumprimento das regras de ouro estabelecidas pelos governos municipais também precisam ser observados. No caso da cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, as orientações incluem ainda:

• Restringir o uso de objetos que possam ser compartilhados pelos alunos (brinquedos, materiais educativos, materiais de artes, livros, colchonetes e outros).
  • Disponibilizar álcool gel 70% em todos os espaços físicos do estabelecimento educacional, especialmente em salas de aula, banheiros, refeitório e cantina.
  • Disponibilizar copos descartáveis como alternativa ao uso direto de bebedouros.

Qual será a metodologia de ensino adotada?

O isolamento social decorrente durante a maior parte dos meses deste ano fizeram com que a escola, de uma hora para a outra, migrasse o seu espaço físico para o ambiente virtual.

Para 2021, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou uma resolução que permite o ensino remoto nas escolas públicas e particulares do país até 31 de dezembro de 2021. Além disso, o documento autoriza também a fusão dos anos letivos de 2020 e 2021, recomenda que as escolas não reprovem os alunos em 2020. A sugestão é adotar “anos escolares contínuos” para 2020 e 2021. Dessa forma, as redes de ensino teriam liberdade de organizar seus calendários, com reposições de aulas perdidas e avaliações, não apenas até o fim deste ano.

No que se refere à metodologia, a tendência é o uso de métodos híbridos, ou seja, que envolvam tanto atividades online quanto presenciais, sempre mediado pelos recursos digitais. Nesse caso, o que é feito em sala reforça as atividades desenvolvidas no ambiente virtual. Outra vertente de modalidade online é o HOT (Here and There) instruction. Essa abordagem engloba aulas presenciais e online, mas parte dos alunos acompanha em sala de aula (here) e a outra comparece virtualmente (there).

Quais os procedimentos da instituição no que se refere ao coronavírus?

Considerando que a pandemia continuará a fazer parte da nossa rotina em 2021, é fundamental que a escola tenha um plano de ação caso um ou mais alunos/profissionais testem positivo para Covid-19 ou outras questões relacionadas ao vírus se apresentem.

Nesse sentido, o documento da UNICEF orienta que:

• Todos os funcionários sejam treinados a respeito da implementação de práticas de higiene e distanciamento físico.
  • As equipes de limpeza recebam treinamento específico para que possam realizar a desinfecção dos ambientes, sempre usando equipamento de proteção individual (EPI).
  • A intensidade e frequência da limpeza aumentem.
  • A saúde de funcionários e alunos seja monitorada.
  • Sejam fornecidas orientações claras sobre como proceder caso alguém (funcionário ou aluno) apresente sintomas, criando espaço para a separação temporária dessas pessoas, sem criar qualquer tipo de estigma.

A pandemia acendeu a necessidade de observar detalhes no cotidiano da escola que, até então, não eram necessários. A adaptação para 2021 não é apenas da escola, mas de todos os envolvidos no processo escolar.

A reorganização do espaço físico, a adaptação da metodologia e a criação de protocolos relacionados ao “novo normal” são apenas alguns elementos a serem revistos em meio ao que estamos vivendo. Superamos as dificuldades em 2020 e assim será em 2021.

Assim como as outras instituições de ensino, a Escola Vitória também está se preparando para o próximo ano letivo. Algumas de nossas atitudes, foram divulgadas por meio de um comunicado liberado nas redes sociais. Caso haja alguma outra dúvida, entre em contato conosco.