Um dos aspectos de cuidar de um filho é a busca por oferecer a melhor educação possível e a escolha da escola é parte desse processo. A questão é: como escolher a melhor escola?

Esse questionamento muito provavelmente já passou pela cabeça de todo pai ou mãe. Embora a pergunta possa parecer complicada de ser respondida, saber que pontos considerar na hora da decisão ajuda a tornar o processo um pouco mais leve.

Se você está na dúvida de que elementos considerar na hora de decidir em que instituição matricular sua criança ou adolescente, esse post é para você. Continue a leitura e veja como a filosofia de vida, a infraestrutura da escola e a tecnologia podem influenciar na sua escolha.

Sua filosofia de vida x filosofia da escola

Nossa filosofia de vida envolve tudo aquilo que consideramos certo (e errado) para nós. Podemos dizer também que é o conjunto de crenças que rege nossas decisões e estilo de vida.  Escolher uma escola que esteja alinhada com a filosofia da família é fundamental porque essas duas instituições  precisam ser uma parceiras no processo de educação das crianças e adolescentes.

A Escola Vitória, por exemplo, tem sua filosofia educacional pautada nos princípios cristãos e suas práticas pedagógicas consideram uma visão integrada da educação, buscando construir no aluno uma consciência crítica com relação ao seu papel na sociedade.   

Infraestrutura e ambiente acolhedor

Outro aspecto fundamental é encontrar uma infraestrutura que esteja dentro das suas expectativas. Que espaço físico você considera importante? Como é a estrutura que você busca para seu filho?

A estrutura da Escola Vitória, além das salas de aula, conta com três auditórios, quadra poliesportiva, laboratórios de informática e biologia, biblioteca, sala de música, cantina e parquinho para as criança.

Embora não seja um elemento físico, o ambiente acolhedor é um aspecto que também deve ser considerado. O processo de aprendizagem não é mecânico e é influenciado pelas emoções e pela afetividade. Por isso, é importante o aluno se sentir em casa enquanto está no espaço da escola. Esse é o primeiro passo para o sucesso escolar do seu filho.

Recursos tecnológicos

Uma das coisas que a pandemia trouxe é a certeza de que já não dá mais para excluir a tecnologia do processo educacional. É preciso aprender a usar os recursos tecnológicos para enriquecer o processo de ensino.

Nós da Escola Vitória, assim que as aulas foram suspensas no início da pandemia, nos mobilizamos para não deixar nossos alunos prejudicados. Criamos um Grupo interno de Estratégia Educacional e, usando o Google classroom, conseguimos manter as aulas sem perder a qualidade. 

Decidir a escola de um filho não é tarefa fácil, mas também não precisa ser um processo complicado. 

Foque naquilo que é mais importante para você e, se quiser saber mais sobre a Escola Vitória, entre em contato conosco.