A decisão por manter um aluno na mesma escola ou mudar de instituição envolve a análise de diferentes aspectos. Por isso, fica a pergunta: qual o melhor momento para escolher a escola do seu filho?

Brasileiro tem fama de deixar tudo para a última hora: as compras de natal, a troca (ou o conserto) da geladeira que já não está funcionando bem há meses, a organização da festa de aniversário e até mesmo a decisão de que escola ou curso estudar. Temos a tendência de esperar até o último momento pra fazer o que precisa ser feito.

Independente das razões que nos levam a deixar tudo para os 45 do segundo tempo, uma coisa é certa: resolver as coisas com antecedência tem seus benefícios. Ao longo deste texto, você vai ver três benefícios envolvidos na escolha antecipada de uma escola para o seu filho.

Escolher a escola do seu filho com antecedência permite avaliar as opções com mais atenção

A escolha de uma escola é uma das facetas da busca por oferecer a melhor educação possível para os filhos. No caso do Brasil, o alto número de escolas particulares é um fator que acaba dificultando a tomada de decisão por parte das famílias.

Ao não deixar a escolha da escola para a última hora, torna-se possível avaliar as opções com mais tranquilidade, analisando todas as variáveis envolvidas. No fim, a pressão envolvida no processo de decisão tende a diminuir e a decisão do que é melhor para cada família acontece com mais tranquilidade.

Vale lembrar também que o processo de matrícula não é igual em todas as escolas. Por isso, quanto mais cedo você decidir onde seu filho irá estudar, mais fácil é garantir que ele fique na instituição de sua preferência.

Escolher a escola do seu filho com antecedência facilita a organização da lista de material escolar

Uma vez que a instituição de ensino foi definida e a matrícula foi efetuada, é hora de cuidar das outras questões envolvidas: uniforme, livros e os materiais solicitados na Lista de material

Ao se antecipar em relação às compras, você evita, por exemplo: encontrar as peças do uniforme em falta. Outro aspecto a ser destacado é o fato de ficar mais fácil pesquisar e negociar preços de determinados materiais escolares e encontrar o melhor lugar para fazer as compras.

Escolher uma escola com antecedência permite avaliar os critérios de segurança envolvidos nas aulas presenciais

2020 foi um ano marcado pela pandemia da COVID-19 e trouxe, entre outras coisa, um sentimento de incerteza sobre os próximos anos. Com relação à escola, as aulas presenciais foram suspensas e recursos tecnológicos como o Google Class passaram a fazer parte da vida das crianças e adolescentes. Embora o retorno às aulas presenciais ainda esteja cercado por muito debate entre diferentes grupos, é importante estar atento às regras sanitárias implantadas durante a pandemia.

Ao avaliar as opções de escolas com antecedência, além de descobrir como a instituição está lidando com a questão do coronavírus, você tem tempo de cobrar que as devidas providências sejam tomadas.

O hábito de deixar tudo para a última hora pode não ter grandes impactos em questões como a compra do presente de um aniversário, mas pode fazer toda a diferença na hora de decidir a melhor escola para um filho. Além da possibilidade de avaliar com mais cuidado, escolher a escola com antecedência impacta em aspectos práticos como a compra das peças do uniforme e da lista de material escolar.

A Escola Vitória é uma instituição de ensino tradicional do Rio de Janeiro e estamos à sua disposição para tirar dúvidas e/ou te receber para conhecer nosso espaço.

Se você quer conhecer alguns motivos para nos escolher como a escola do seu filho em 2021, 2022, 2023 e nos anos que virão, clique aqui.

Se interessou pela Escola Vitória, então preencha o cadastro e entraremos em contato com você.