O ensino remoto veio para ficar. Seja na modalidade híbrida (presencial + online) ou totalmente virtual, estudar pelo computador foi uma realidade para parte das crianças e adolescentes em 2020 e assim permanecerá em 2021. Diante disso, as perguntas que ficam são: será que estudar online funciona mesmo para as crianças e adolescentes? Será que vale a pena? Quais os benefícios do ensino híbrido para as escolas de Ensino Fundamental e Médio?
Antes de continuar, vamos entender o que é essa modalidade de ensino.
O que é ensino híbrido?
A modalidade híbrida é um tipo de ensino que mescla atividades presenciais e online (EAD). Antes da pandemia começar, ela já era muito usada no Ensino Superior. Em 2020, a necessidade de manter aulas em meio ao distanciamento social, fez com que o ensino remoto fosse adotado pelas instituições de Educação Infantil e dos Ensinos Fundamental e Médio.
O ensino híbrido é visto com bons olhos por muitos educadores e um dos seus principais objetivos é encontrar um caminho no qual o mundo presencial e o mundo virtual se complementem de forma positiva.
Não existe apenas um modelo de ensino híbrido e cada um deles possui determinadas características. Por exemplo:
- Rotação por estação: neste modelo, o espaço é dividido em estações de estudos com objetivos específicos e os alunos transitam por elas. Assim, eles aprendem uma parte do conteúdo em cada estação e, no mínimo, uma delas usa recursos tecnológicos.
- Sala de aula invertida: é um modelo no qual o aluno estuda o conteúdo antes da aula e os encontros ao vivo servem para solucionar das dúvidas e à realização de atividades supervisionadas.
Que modalidade a Escola Vitória adotará em 2021?
Em 2021, as aulas presenciais serão retomadas, mas com adaptações que envolvem tanto o espaço físico quanto a metodologia. Maior espaçamento entre os alunos, uso de álcool gel e máscara são apenas alguns hábitos que entrarão para o dia a dia da escola. No caso da metodologia, a Escola Vitória adotará o HOT instruction ou Here Or There (Aqui ou lá, em português).
O HOT instruction é um modelo de ensino híbrido no qual os estudantes participam simultaneamente das aulas e se dividem em dois grupos: os que estão na sala de forma presencial e os que comparecem virtualmente.
Existem benefícios no ensino híbrido para crianças e adolescentes?
Uma das principais vantagens da modalidade híbrida é a autonomia dos estudantes no processo de aprendizagem. Isso acontece porque unir alunos presencial e virtualmente, por mais desafiador que seja, incentiva os estudantes a buscarem outras formas de interagir com os colegas e resolver os problemas que possam aparecer.
Outro ponto que chama a atenção é a possibilidade de trabalhar um mesmo conteúdo a partir de diferentes recursos e estratégias. Isso, além de reforçar o aprendizado, permite ao aluno perceber se ainda tem dúvidas sobre algum assunto e acabar com elas.
Por usar recursos tecnológicos, a modalidade híbrida pode ser uma aliada da escola na hora de aumentar o interesse dos alunos pelos estudos e estimular a criatividade.
A reorganização do espaço físico, a adaptação da metodologia e a criação de protocolos relacionados ao “novo normal” são alguns aspectos que precisaram ser reformulados para 2021. Na prática, eles demandam adaptações de todos: estudantes, famílias, professores, funcionários e da própria escola.
A modalidade híbrida parece ser a opção que melhor se encaixa no cenário que estamos vivenciando. Por meio dela, as crianças e adolescentes podem voltar ao convívio social com seus colegas mesmo que de uma forma diferente. No quesito metodologia, o ensino híbrido tem benefícios como o desenvolvimento de maior autonomia nos estudantes e a possibilidade de maior aproveitamento das aulas.
2020 foi um ano inesperado, mas que nos permitiu descobrir uma nova maneira de ensinar. Aprendemos muito com ele e ganhamos experiência para nos preparar para 2021. As dificuldades que surgiram foram superadas e cremos que assim será também em 2021.
Algumas de nossas atitudes, foram divulgadas por meio de um comunicado liberado nas redes sociais. Caso haja alguma outra dúvida, entre em contato conosco.