Dá para retomar as aulas presenciais com segurança?

A volta às aulas em 2021 está cercada por sentimentos conflitantes. Dúvidas sobre o COVID-19, incertezas sobre como será este ano, expectativa pela chegada da vacina, apreensão pelos cuidados que ainda devem ser tomados… Essas são apenas algumas das questões que enfrentaremos em mais um ano atípico. Apesar disso, não podemos ignorar o impacto que o isolamento/distanciamento social sobre os estudantes. Por isso, é fundamental ter escolas preparadas para receber os estudantes com segurança.

Já falamos aqui no blog sobre os cuidados que as escolas precisam ter e sobre como preparar os estudantes para a volta às aulas em 2021. Hoje, vamos contar como estamos nos preparando para receber os estudantes em nossa escola. Quer saber o que estamos fazendo? Então, leia este texto até o final.

Como a pandemia impactou os estudantes e professores?

A chegada da pandemia alterou por completo nossas vidas. De uma hora para outra, o isolamento social se estabeleceu. Encontrar amigos, ir visitar os avós, ir à escola e tantas outras ocasiões comuns do dia a dia deixaram de fazer parte da rotina da noite para o dia. No lugar delas, entraram as aulas remotas, o trabalho remoto, aumento do uso de telas, emocionais abalados e a necessidade de se reinventar diante de um cenário de caos. Se para os adultos, o distanciamento social não é fácil de encarar, imagine como esse processo foi para as crianças e adolescentes. Já pensou como esse cenário entrará na escola no ano letivo que está começando?

Para a psicóloga e consultora educacional Carla Jarlicht, os desafios para os professores neste retorno “vão dos aspectos estruturais e organizacionais da escola, que deverá atender aos protocolos, aos aspectos emocionais, que envolvem não só o acolhimento dos alunos como também o das famílias. Todos estão, em alguma medida, sensíveis a tudo que vem acontecendo e, de certa forma, inseguros, ansiosos e um tanto esperançosos com o que está por vir. E, embora o professor seja parte desse coletivo, no momento em que a escola abre, é ele o catalisador de todas esses vetores, portanto o desafio será grande e seu papel ainda mais fundamental.”

Como a metodologia híbrida será usada na Escola Vitória?

A chegada da pandemia transformou por completo a dinâmica escolar que conhecíamos. No cotidiano do professor, a caneta e o papel cederam lugar para ferramentas online totalmente novas e diferentes do que estavam acostumados. Manter a qualidade do ensino, mesmo à distância, se mostrou uma tarefa desafiadora.

Em 2020, o Grupo interno de Estratégia Educacional nos ajudou a desenvolver uma estratégia de ensino para as aulas remotas. Essa experiência foi o primeiro passo para planejar e estruturar as práticas pedagógicas pensadas para 2021.

Para a retomada das aulas presenciais, adaptações no espaço físico foram necessárias e impactaram diretamente na metodologia. O modelo adotado por nós é o HOT instruction, um modelo de ensino híbrido que conta com a participação simultânea de alunos presentes (fisicamente) na sala de aula e no ambiente virtual.

O espaço físico da Escola Vitória está pronto para receber os alunos?

Para receber os estudantes com segurança, diferentes protocolos foram adotados. Os funcionários, por exemplo, foram treinados e medidas como checagem de temperatura, uso de equipamentos de proteção e a disponibilidade de álcool gel em todos os andares e setores farão parte do ambiente escolar.

Entre as medidas adotadas, podemos destacar:

• A organização das salas obedecendo o distanciamento de 1 metro e meio entre as cadeiras.
  • Demarcação do chão para o deslocamento aos banheiros e outros espaços.
  • Horários de entrada e saída com intervalos para evitar o confronto de um segmento ao outro.

A Escola Vitória está pronta para receber meu filho com segurança?

O ambiente escolar é um espaço fácil de ser controlado e nós estamos preparados para receber seu filho.

Algumas de nossas medidas foram compartilhadas com os responsáveis por meio de comunicados e estão sendo divulgadas por meio das redes sociais. Não deixe de conferir e, caso ainda tenha dúvidas, estamos à disposição para esclarecê-las.