Você já pensou em usar o YouTube como um aliado na hora de estudar?

Não?!?!

Então, para começar a te convencer de que isso é possível, vamos te mostrar quatro razões (mas poderíamos citar muitas outras).

1. É um espaço com milhões de vídeos gravados por pessoas super diferentes
  2. Existem muitos canais voltados para ensinar diversas coisas, de conteúdos escolares até como pintar o cabelo ou tirar mancha de roupa.
  3. Muitos vídeos abordam os mesmos assuntos, mas de maneiras distintas.
  4. Você pode acessar de diferentes dispositivos (celular, computador, tablets e televisões)

O Youtube é uma plataforma de compartilhamento de vídeos acessível para quem quiser publicar e quem quiser assistir. Ele agrada diferentes idades e contém vídeos que falam sobre os mais variados temas.

Agora que você já sabe o que é o YouTube, vamos ver como ele pode ser útil em diferentes momentos do seu processo de aprendizagem. Continue a ler e descubra.

Antes de começar

Sabe quando você precisa estudar um assunto, mas não faz ideia de por onde começar? Nessas horas, os canais do Youtube podem ajudar bastante.

Como você consegue encontrar vídeos diversificados sobre os temas, vai achar um que mostre, mesmo que de forma superficial, o que você precisa saber para começar a dominar o assunto que precisa.

Por exemplo:

Imagine que seu filho precisa estudar M.M.C (Mínimo Múltiplo Comum) e MDC (Máximo Divisor Comum) para uma prova. Se você não se lembra como fazer isso (ou nunca aprendeu), um vídeo da Khan Academy Brasil pode ser o primeiro passo para você relembrar (ou aprender) e ajudar seu filho.

Na hora que as dúvidas aparecem

Você já passou por esta situação: estava estudando com atenção, fazendo o passo a passo todo certinho e, de repente, percebe que não sabe como continuar?

Pior: você não tem ninguém a quem recorrer nessa hora (pai, mãe, professor, irmão mais velho etc). E agora?

O YouTube é um caminho rápido e ágil nessas horas.

Quando alguma dúvida aparece, basta digitar na barra de busca o que você precisa saber e escolher o vídeo que for melhor para você.

Para revisar (e reforçar) o que já sabe

Você pode até não estar perdido sobre um assunto ou não ter dúvidas sobre ele. Porém, se não quiser esquecer o que aprendeu, precisará manter contato com ele vez ou outra. Sabe quem é super útil nesses momentos? Sim, o YouTube.

Quando revisamos as coisas que já sabemos, reforçamos essas informações e nosso cérebro entende que elas são importantes para nós. O resultado é: esses conhecimentos permanecem vivos na nossa cabeça.

Como encontrar o que preciso no Youtube?

Basta entrar em (site) e digitar o que precisa na barra de busca.

O YouTube é muito usado para entretenimento e diversão, mas ele também é uma plataforma importante para os estudos.

Já demos algumas sugestões de canais legais para a hora do estudo neste post. Agora, queremos saber: quais canais do Youtube você gosta de usar para estudar?