Estamos em setembro. Você sabe o que isso significa?

1. O ano está acabando.
  2. As provas finais estão chegando.

Você está preparado para elas?

As provas finais trazem muita tensão tanto para os estudantes quanto para as famílias. Por isso, no post de hoje, vamos falar sobre os três elementos que ajudam a diminuir o estresse envolvido nessa fase. Continue a ler e descubra quais são.

Rotina

Ter rotina é fundamental para um cotidiano organizado, estruturado e com disciplina.

Uma rotina bem estruturada ajuda a não perder o ritmo dos estudos e ainda torna seu dia mais leve. Sabe por quê?

Quando você tem uma rotina, seu cérebro não precisa se preocupar em pensar no que precisa fazer (ou estudar) num determinado dia. Logo, ele pode concentrar sua energia em coisas mais importantes, como, por exemplo, prestar atenção nas aulas.

Fim das dúvidas

Os conteúdos escolares são como uma escada: eles avançam de assuntos menos complexos para os mais complicados. Por isso, é importante garantir que os estudantes não carreguem nenhuma dúvida para as provas finais.

Você já se perguntou se seu filho tem dificuldade em algum assunto?

Essa informação é fundamental para intervir precocemente e evitar surpresas na hora das provas finais.

Descanso

Você sabia que descansar é tão importante quanto estudar?

O descanso é a hora que o nosso cérebro relaxa e se recupera dos momentos desgastantes.

Qual é o melhor momento do dia para descansar?

Você é a melhor pessoa para definir isso.

Outro ponto importante é que você pode relaxar assistindo tv, praticando uma atividade física, lendo ou apenas olhando para o nada. O importante é descansar.

Como os pais podem ajudar os filhos a chegarem bem nas provas finais?

Muitos alunos acreditam que conseguirão correr atrás dos prejuízos quando as provas finais estiverem chegando. O problema é que esse comportamento gera muita dor de cabeça, principalmente porque o tempo se torna muito curto para resolver todas as lacunas que ficaram para trás.

O ano letivo é como um jogo de videogame. Cada bimestre é uma fase vencida e as provas finais são o chefão que precisa ser vencido. Na escola, porém, o número de vidas que podem ser “gastas” é mais limitada.

Como você pode ajudar seu filho nessa etapa?

1. Organizando uma rotina com as crianças e adolescentes.
  2. Correndo atrás de soluções para as dúvidas escolares que os estudantes possam ter.
  3. Buscando maneiras de incluir momentos de descanso no cotidiano dos filhos.

Nós já falamos aqui no blog sobre 6 aplicativos que ajudam na hora de organizar a rotina escolar. Você pode clicar aqui para ver quais são eles.

O período das provas finais não precisa ser marcado pelo estresse, mas, para isso, é fundamental se preparar para ele. E você, como ajuda seus filhos a chegarem bem nas provas finais?