Qual a relação entre a leitura e desempenho escolar? Você sabe?

Se você respondeu não, este texto vai ser útil para você.

Se você disse sim, fique tranquilo, ele também é para você.

Antes de continuar, queremos te contar uma coisa:

Este artigo é o segundo de uma série de três. Todos eles falam sobre a relação entre leitura e desempenho escolar.

No primeiro, falamos sobre leitura e desenvolvimento infantil e sobre os benefícios da leitura para as crianças pequenas. Hoje, vamos falar sobre como o hábito de ler ajuda nos primeiros anos do Ensino Fundamental. No próximo, vamos falar sobre o impacto do hábito de ler no desempenho dos alunos do Ensino Médio.

Continue a ler e saiba mais sobre o assunto de hoje.

Ler é uma atividade comum da rotina na escola desde os primeiros dias, não importa a idade do aluno ou a turma.

Isso acontece porque a leitura não é uma atividade que se encerra numa determinada situação. Ela impacta nos resultados e nos processos futuros de aprendizagem ao longo de toda a vida escolar.

Sobre as crianças do Ensino Fundamental 1 (6-12 anos), queremos destacar três impactos positivos da leitura para o desempenho na escola e na vida.

Confira.

Ler estimula a criatividade e imaginação

Criatividade e imaginação não fazem parte apenas do universo das crianças pequenas. Elas são importantes em todas as fases da vida.

Durante a leitura, essas habilidades são importantes para ajudar a construir uma linha de pensamento e acompanhar o raciocínio do escritor. Dessa forma, você consegue chegar ao final com clareza da mensagem que estava sendo transmitida.

Ler ajuda a desenvolver autonomia nos estudos

Você sabia que ler é um hábito fundamental para ajudar seu filho conquistar a autonomia nos estudos?

Isso é importante porque ser autônomo é muito mais do que estudar sozinho. Ser autônomo também é:

• Saber filtrar as informações de acordo com a importância delas para cada situação.
  • Aprender a buscar conhecimento em fontes confiáveis.

A autonomia nos estudos só traz benefícios para os estudantes, estejam eles no Ensino Fundamental, no Ensino Médio ou na faculdade.

A leitura desenvolve a capacidade de concentração

Qual a diferença entre ler um livro de papel e ler na tela do tablet?

No tablet, além do estímulo da história contada, seu cérebro também está sendo estimulado pela tela.

Você, adulto, pode não perceber tanto esse impacto, mas a sua criança percebe.

A criança não nasce com uma capacidade grande de concentração. Ela precisa desenvolver essa habilidade e o (excesso de) estímulo que as telas trazem não ajuda muito nesse processo.

A leitura em papel, por outro lado, estimula o cérebro de maneira menos intensa. Assim, ela ajuda a desenvolver uma concentração que se estende para outros momentos.

A leitura está muito presente na rotina da Educação Infantil e, depois da alfabetização, ganha um novo olhar por parte das crianças.

Você já reparou como os olhos dos pequenos brilham quando eles descobrem que consegue ler sozinhos?

Esse é um dos primeiros encantamentos que eles terão diante das palavras e pode se transformar em um hábito (ou não). Quem ajuda a definir esse caminho são os adultos que as cercam.

E você, já tinha refletido sobre como a leitura e o desempenho escolar caminham juntos? Aproveite e compartilhe esse post com outras pessoas.