Você conhece a relação entre o hábito da leitura e o Ensino Médio?

Muito se fala sobre a importância da leitura para escrever bem, mas, você sabe porque essa associação é feita?

Este post é o terceiro (e último) da sequência de postagens sobre leitura e desempenho escolar. No primeiro, falamos sobre como ler é importante para o desenvolvimento cognitivo das crianças e, no segundo, mostramos como a leitura impacta no desempenho escolar durante o Ensino Fundamental.

Hoje, vamos falar sobre como ler impacta positivamente no desempenho escolar dos adolescentes do Ensino Médio.

A leitura é uma atividade que desenvolve o cérebro de diferentes maneiras. Ela mexe com o nosso emocional, com as nossas memórias e desenvolve consciência crítica. Contudo, um dos maiores impactos da leitura em nós é a possibilidade que ela abre para construírmos ideias e pensamentos que mexem com nossas decisões.

Ler faz parte da rotina escolar desde os primeiros dias do aluno na escola. Além disso, essa atividade nos acompanha até bem depois do Ensino Médio.

Continue a ler e descubra como o Ensino Médio é marcante no aspecto da influência da leitura no desempenho escolar.

Ler estimula a criatividade, a imaginação e a autonomia

Assim como nas crianças, ler também estimula a criatividade e a imaginação dos adolescentes.

Isso acontece porque, antes de ser leitor, nosso cérebro é visual. Quer ver?

Leia a frase “A casa é amarela”.

Agora, leia a mesma frase com uma informação a mais: A casa é amarela e tem a porta vermelha.

O que aconteceu quando você começou a ler. Podemos adivinhar?

Primeiro, surgiu na sua mente a imagem de uma casa amarela. Depois, essa casa ganhou uma porta vermelha.

Ler enriquece o vocabulário dos adolescentes

Mais do que nunca, o bom vocabulário é um fator essencial para o bom desempenho escolar durante o Ensino Médio.

Nesse período, os textos argumentativos se tornam muito comuns. Afinal, falta pouco para os estudantes disputarem vagas em vestibulares ou participarem do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Um vocabulário rico ajuda o aluno a elaborar melhores argumentos e estruturar melhor suas ideias.

Ler influencia na qualidade da escrita de textos escolares

Ler influencia na qualidade da escrita de textos escolares

Sabe aquela frase atribuída ao Monteiro Lobato e que diz: “quem mal lê, mal fala, mal ouve, mal vê”?

Ela é verdadeira.

Ler é uma atividade que nos ajuda a permanecer estudando a Língua Portuguesa. Quando lemos, estamos reforçando nossos conhecimentos sobre o nosso idioma, a gramática e as estruturas textuais. É isso que ajuda na hora de escrever.

Viu? Ler também é muito importante no Ensino Médio.

Agora, é com você. Como é a sua relação com a leitura? E a dos seus filhos? Queremos saber.