Você conhece a importância da rotina para a sua produtividade? Sabe como ela impacta no nosso cérebro?
A rotina, muitas vezes, parece algo desconfortável. O problema, porém, não está no conceito de rotina, mas no modo como entendemos essa palavra. Por isso, antes de continuar, vamos definir rotina:
Rotina é “Sequência dos procedimentos, dos costumes habituais; modo como se realiza alguma coisa“.
Você sabia que ter uma boa rotina é fundamental para um dia a dia organizado, estruturado e produtivo?
Mais uma pergunta: você sabe quem mais gosta de rotina? Seu cérebro.
Vou te contar uma coisa: seu cérebro é um um pouco preguiçoso e que está sempre em busca da zona de conforto. Para ele, a rotina:
- Diminui o esforço mental: quando a rotina já está estabelecida, o cérebro não fica pensando no que precisa ser feito. Isso diminui o nível de energia que ele usa para estruturar e organizar as coisas.
- Dá previsibilidade: previsibilidade é saber o que será feito (e como), ou seja, é a ordem das atividades e a que tipo de tarefa elas estão associadas.
Se o cérebro precisa gastar menos energia no momento do planejamento, sobra foco para executar a tarefa. Logo, nos tornamos mais produtivos.
Estabelecer uma rotina não é algo automático. Segundo a neurociência, nosso cérebro leva cerca de 21 dias para internalizar novos hábitos. Por isso, se você ainda não tem uma rotina e deseja ter uma, a hora de começar é hoje. Quer criar uma rotina eficiente, mas não sabe por onde começar? Então, continue a ler este texto até o final e veja os primeiros passos para conquistar isso.
Defina os principais horários do seu dia
Acordar, almoçar, dormir, trabalhar, estudar… O que no seu dia já tem horário definido?
Para começar a criar sua rotina, o primeiro passo é ter consciência dessas informações.
Quando você define os horários, cria certos “marcos de tempo” no seu dia e facilita a previsibilidade para o cérebro. Assim, você consegue se estruturar em torno daquilo que não tem horários muito flexíveis.
Separe as atividades por categorias
Vamos combinar uma coisa: nem tudo o que precisamos fazer é urgente. Certas coisas podem ser feitas depois de outras.
Todos temos 24 horas no dia e se pensarmos que, em geral dormimos cerca de 8 horas, trabalhamos outras 8 horas e gastamos umas 3 horas nas refeições, sobram apenas 5 horas para fazer todo o resto (estudar, cuidar da casa, dar atenção aos filhos, ler, assistir tv etc).
Seu tempo é curto e quanto melhor for aproveitado, mais proveitoso será.
Ao definir suas prioridades, você deixa claro o que não pode deixar para depois e coloca as demandas em seus devidos lugares.
Encontre os melhores momentos para realizar cada atividade
Colocar a atividade certa no horário de maior produtividade faz toda a diferença para sua rotina.
Por exemplo: muitas pessoas gostam de malhar de manhã e rendem mais nesse horário. Outras, preferem a noite. Para alguns, estudar de manhã cedo é melhor do que antes de dormir, para outros é o contrário.
O segredo está em saber o melhor horário para fazer cada coisa. Você já descobriu qual o melhor momento do seu dia para realizar cada tipo de tarefa? Se sim, use isso a seu favor. Se não, observe seu dia a dia e identifique.
Estabelecer uma rotina é um processo
Ter uma rotina bem estruturada diminui o estresse, aumenta a produtividade e faz do seu dia a dia mais estruturado. No entanto, aqui vai um alerta: estruturar uma rotina parece fácil, mas é fundamental ter disciplina e paciência para aguardar o cérebro se adaptar a ela. A boa notícia é: os resultados compensam.
Se ainda não te convenci sobre a importância da rotina, vou deixar quatro benefícios de ter uma rotina estruturada e começar a montar a sua ainda hoje.
- Autonomia e responsabilidade: uma rotina estruturada gera um senso de responsabilidade. No caso das crianças e adolescentes, ela ainda ajuda a desenvolver a responsabilidade
- Organização: quando o ambiente ao nosso redor está organizado, fica mais fácil ser produtivo e não perder tempo com o que não vale a pena.
- Menos estresse: ter uma rotina não nos deixa menos à mercê de imprevistos e, por isso, diminui o estresse.
- Produtividade: quanto mais internalizada a rotina, mais fácil fica focar no que, de fato, precisa ser feito e com eficiência.
Antes de encerrarmos, um resumo dos primeiros passos para criar sua rotina.
- Defina os principais horários do seu dia e deixe claro aqueles que são inegociáveis.
- Defina as atividades por categorias e priorize as que são urgentes.
- Reserve momentos específicos do dia para as atividades nas quais você é mais produtivo
Sabendo por onde começar, fica mais fácil continuar. E agora, você se convenceu sobre a importância da rotina?