Você já descobriu como lidar com as suas emoções na pandemia? E com as dos seus filhos?

Em março de 2021, a pandemia da Covid-19 completou 1 ano. Em 12 meses, muita coisa aconteceu. 

Apenas nas escolas, tivemos: suspensão das aulas presenciais, meses de aulas totalmente remotas, retomada das aulas usando a modalidade híbrida. Os professores precisaram se reinventar e aprender a usar recursos antes incomuns para a maioria. 

Nesse cenário, as famílias tiveram suas rotinas totalmente transformadas pelo impacto de um vírus tão pequeno, mas com grandes efeitos .

No campo das emoções, uma roleta de sentimentos tomou conta de nós. Medo, ansiedade, tristeza e desesperança são apenas alguns exemplos das sensações que têm nos rodeado durante essa fase complicada. 

Já abordamos aqui no blog assuntos como: maneiras de preparar os estudantes para o ano letivo de 2021, dicas para ajudar seu filho nas aulas remotas e ainda uma reflexão para ajudar a decidir se é ou não hora de mandar seu filho de volta às aulas presenciais. Hoje, queremos falar sobre como lidar com as emoções em tempos tão conturbados. Continue a ler para descobrir!

Não menospreze os sentimentos!

Nossos sentimentos são o que nos diferenciam dos animais. Diferente deles, somos capazes de raciocinar e dependemos do convívio social. Estar junto com quem amamos, passear ao ar livre, jogar conversa fora e compartilhar nossas emoções são coisas que nos fazem bem e ajudam a manter nosso emocional equilibrado. Por isso, o distanciamento social mexeu tanto conosco.

Para conseguir superar a montanha russa de sentimentos, é fundamental não ignorar nenhum deles. Não importa se eles parecem bobos, enxergue cada um deles como importante.

Cuide do excesso e do tipo de informação que você consome

Vamos ser honestos! 

Que tipo de informações você tem consumido? 

Quanto tempo do seu dia você tem gastado lendo a respeito da Covid e dos problemas gerados? 

O que vemos e ouvimos impacta diretamente em nossos sentimentos. Por isso, filtrar as informações recebidas e dosar a quantidade que recebemos é fundamental.  

Procure incluir atividades relaxantes no seu dia

Está difícil relaxar com tanta coisa ruim acontecendo? 

Pode até ser, mas também tenho uma boa notícia: você pode encontrar tempo no seu dia para descansar a mente. Que tal um tempinho de meditação, a leitura de um bom livro ou um filme que te interesse? 

Muitas ferramentas e apps surgiram durante a pandemia e isso pode (e deve) ser usado a seu favor. 

Diante de tanta tensão, relaxar não é uma opção, mas uma necessidade.

Viva um dia de cada vez!

Pensar demais no futuro gera ansiedade e isso não é algo bom. 

O fato é que não podemos controlar aquilo que não depende de nós. Por isso, ter clareza do que está ao nosso alcance e o que não está é fundamental. 

Para ajudar a controlar a ansiedade, vai uma dica: 

Antes de dormir, escreva três coisas que você não pode deixar de fazer no dia seguinte. No dia seguinte, acorde e se organize para fazer o que DEVE ser feito. 

Uma última coisa: se sentir que não consegue dar conta do turbilhão sozinho, não deixe de pedir ajuda

Juntos sairemos mais fortes de tudo isso!