Férias são momentos de não se preocupar com horários, de dormir tarde e fazer o que você quiser, quando quiser. Certo?
Na prática, as férias podem até acontecer assim, mas você sabia que manter a rotina nas férias traz muitos benefícios para a família toda?
Pense no seguinte: você passa boa parte do ano seguindo a rotina de acordar num determinado horário por causa da escola. Então, de um dia para o outro, começa a acordar e dormir mais tarde, comer em horários aleatórios e não seguir nada do que fazia antes.
Como você acha que seu cérebro fica nessa situação?
Podemos dizer que ele fica, no mínimo, perdido.
Nosso cérebro gosta de conforto e previsibilidade. Ele leva algumas semanas para se acostumar com uma rotina diferente. Por isso, manter a rotina nas férias é algo que merece atenção.
No post de hoje, vamos falar sobre três benefícios de manter a rotina nas férias.
Continue a ler e confira.
#1: Melhor disposição para as atividades
Estabelecer uma rotina não é algo automático. A neurociência afirma que nosso cérebro leva cerca de 21 dias para internalizar novos hábitos. Por isso, as mudanças de hábito são difíceis no começo.
Quando você muda seus horários de acordar, dormir e comer, por exemplo, você diz para o seu corpo que ele precisa se adaptar a um novo hábito. Nos primeiros dias, é mais fácil você se sentir desconfortável do que confortável.
Logo, o primeiro benefício de manter a rotina nas férias é ter mais disposição para se divertir.
#2: Ajuda a organizar melhor a programação
Preciso manter uma rotina rígida com meus filhos nas férias?
Com certeza, não.
Um conselho é manter os horários de dormir e acordar. Eles ajudam a organizar o dia e colaboram na hora de fazer a programação da diversão. Além disso, quando você sabe que horas sua família acorda, consegue aproveitar melhor a programação das férias. Quer ver?
Se você e sua família acordam cedo, vocês podem, por exemplo, aproveitar um passeio ao ar livre com mais tranquilidade e menos tumulto.
#3: Facilita a adaptação no retorno às aulas
Ainda faltam algumas semanas para a volta às aulas, mas se você muda sua rotina de sono durante as férias, terá mais dificuldade para pegar no ritmo quando as aulas voltarem.
Lembra que dissemos que o cérebro gosta de conforto?
Então, por mais que um pouco de flexibilidade valha a pena, não é legal deixar a rotina totalmente de lado. Sabe por quê?
A rotina não é um assunto novo aqui no blog (já falamos sobre ela aqui e aqui).
Durante as férias escolares, falar em rotina pode não parecer tão legal. Porém, agora que você viu alguns benefícios de não fugir totalmente da rotinas nas férias, que tal considerar começar a acordar mais cedo amanhã?