Na última sexta-feira, dia 15 de outubro, celebramos o dia do professor.

Aproveitando a data, queremos fazer uma pergunta: quem é o professor que mais marcou sua vida?

Será que você consegue citar apenas um?

Professores são pessoas que marcam nossas vidas profundamente. Eles trabalham ativamente na construção dos nossos conhecimentos e também investem na formação do nosso caráter.

O professor que marca é aquele que mexe com as nossas emoções, sejam de forma positivas ou negativas.

No post de hoje, você vai entender o porquê dos professores serem tão marcantes na vida dos alunos, principalmente nos primeiros anos escolares.

Antes, porém, uma pergunta: você sabe como surgiu o dia dos professores no Brasil?

Continue a ler e descubra.

Como surgiu o dia dos professores?

Em 1947, Salomão Becker, um professor paulista, teve a ideia de escolher um dia de folga para os professores. Professores e alunos compraram sua ideia e, em 1963, o decreto federal nº 52.682 estabeleceu o Dia do Professor no nosso país.

Em outros países, o dia do professor é celebrado em datas diferentes.

Por que os professores são tão marcantes?

Os professores são profissionais que participam do nosso dia a dia de perto, principalmente nos primeiros anos de escola.

Eles convivem tanto conosco que contribuem diretamente para nossas conquistas. Por isso, se tornam tão especiais.

Um detalhe interessante é: não lembramos dos professores por causa do que eles nos ensinaram, mas pelas memórias que criamos juntos.

Qual a melhor forma de homenagear o seu professor?

Presentes, flores e bombons são muito bons. No entanto, se resumem a ocasiões pontuais como a páscoa, o aniversário e o dia dos professores.

Porém, você já se perguntou como homenagear seus professores em todos os dias do ano?

Calma! Você não precisa dar presentes  materiais todos os dias. Você pode presenteá-los de outras formas:

• respeitando a autoridade do seu professor
  • fortalecendo o bom relacionamento da turma
  • colaborando para manter um ambiente agradável em sala

A escola é um ambiente diferente da casa.

Em casa, as crianças e adolescentes estão acostumados aos valores e comportamentos da própria família. Por outro lado, na escola, eles aprendem a socializar com quem, muitas vezes, não faz parte dos seus relacionamentos íntimos ou partilha dos mesmos princípios.

Seja nessa transição ou em outros momentos da vida escolar de um estudante, o professor é uma figura muito marcante.

Agora que você já sabe porque os professores são tão especiais, que tal compartilhar esse texto com eles e, assim, agradecer pelo que fizeram por você?