Bullying se tornou uma palavra muito usada entre as crianças e os adolescentes nos últimos tempos, mas você sabe porque é importante falar sobre ele?
Por ser uma prática que envolve violência, ele afeta tanto a vida de quem sofre quanto de quem pratica. Ele prejudica todas as pessoas envolvidas e pode impactar até mesmo as famílias e os funcionários da escola.
Antes de continuar, é importante fazer um alerta:
A palavra bullying parece banalizada nos dias de hoje. No dia a dia, uma simples piada de mau gosto e isolada é chamada bullying.
Na prática, porém, uma das principais características do bullying são os atos de violência repetitivos contra uma pessoa ou grupo.
No post de hoje, vamos compartilhar algumas informações sobre esse assunto. Nele, você vai ver:
- O que é bullying
- Quais são os tipos de bullying existentes
- Como identificar o bullying
Continue a ler e saiba mais sobre o tema.
O que é bullying?
A palavra bullying vem do termo inglês bully. Ela significa algo como valentão, encrenqueiro.
“No Brasil, é utilizado para designar ações violentas contínuas e conscientes contra uma pessoa tida como mais fraca e indefesa.” (Blog Escola da Inteligência)
Quais são os tipos de bullying?
O bullying se mostra de diferentes maneiras e, muitas vezes, as agressões não se resumem a um único tipo. Por isso, é importante conhecer os tipos de violência envolvidas nessa situação.
Ele pode ser:
- Físico: agressões físicas como, por exemplo, chutes, tapas e empurrões.
- Social: isola a vítima aos poucos usando estratégias que acabam excluindo a pessoa.
- Psicológico: envolve aspectos emocionais como manipulação, perseguição e chantagem da vítima.
- Material: envolve algum tipo de prejuízo material como esconder, rabiscar e rasgar o caderno ou o livro de alguém com a intenção de
- Digital (ou cibernético): usa a Internet para atacar outras pessoas com informações que geram constrangimento.
Como saber se alguém está sofrendo bullying na escola?
No ambiente escolar, o melhor jeito de descobrir de alguém está sofrendo bullying é observando o comportamento dos estudantes.
Essa observação é fundamental porque a vítima não costuma denunciar as agressões. O motivo para isso pode ser tanto o fato de não reconhecer que está sofrendo um tipo de violência quanto o medo do agressor.
Por que falar sobre o tema na escola?
O bullying é um tema é muito comum nos dias de hoje, principalmente entre as crianças e adolescentes. No entanto, suas consequências não se reduzem ao ambiente escolar. Elas também atingem as famílias.
Ele traz muitos prejuízos e, por isso, é importante falar sobre ele. Dessa forma, os estudantes aprendem a identificar quando ele acontece e a escola consegue agir para ajudar os envolvidos.
A escola é um lugar que precisa ser agradável para os alunos e funcionários e um bom ambiente começa com relações saudáveis. Por isso, falar sobre bullying é tão importante.
Agora que você já sabe mais sobre o bullying, que tal compartilhar este texto com outras pessoas?