Escolher a escola de um filho é fácil?

Nem sempre encontrar a melhor escola para um filho é um processo simples. Nessa jornada, uma dúvida comum na cabeça dos pais e responsáveis é:

Como saber qual é a melhor escola para o meu filho?

Embora a qualidade do ensino seja muito importante, outros elementos precisam ser considerados. Entre eles:

• Qual é a filosofia da instituição?
  • Qual é a distância entre a escola e a casa do aluno?
  • Como família e escola se comunicam?

Continue a ler e veja como essas perguntas influenciam na escolha de uma escola para os seus filhos.

Qual é a filosofia da instituição?

A escola e a família são parceiras no processo de construção de caráter das crianças e adolescentes. Por isso, suas ideias precisam estar alinhadas.

Pense no seguinte:

Seu filho passará boa parte da semana na escola. Lá, ele aprenderá muito mais do que matemática, português, biologia ou qualquer outra disciplina. Ele aprendenderá também valores que influenciarão em seu caráter.

Quando a filosofia da escola está alinhada com a da família, quem sai ganhando é o estudante.

Qual é a distância entre sua casa e a escola?

Que distância você considera aceitável para a escola dos seus filhos?

Essa pergunta é importante porque mexe com:

• questões financeiras: quanto mais distante, maior o custo com transporte ou, se for o caso, combustível.
  • o tempo de deslocamento: quanto mais perto, mais rápido será levar as crianças na escola.
  • a rotina da família: como uma escola mais distante impactaria na rotina de quem cuida dos alunos fora da escola?

Como ocorre a comunicação entre a família e a escola?

Agenda, Mensagens de texto e reuniões presenciais são alguns exemplos de maneiras de contato entre escola e família. No entanto, quando falamos sobre comunicação entre elas, estamos falando da proximidade entre essas duas instituições.

Em geral, a relação entre os responsáveis e as escolas muda com o tempo. Na Educação Infantil, a presença dos pais na escola costuma ser maior do que nos Ensino Médio.

Vamos ver um exemplo prático?

Imagine que você tem duas opções de escola. A primeira é pequena e o contato com os profissionais é mais próximo. Já a segunda é bem maior e, qualquer contato, precisa de agendamento prévio. Qual delas você escolheria para:

1. Sua filha de 4 anos?
  2. Seu filho de 16 anos?

Como essas três perguntas podem ajudar você a escolher a escola dos seus filhos?

A filosofia, a distância e a maneira como a comunicação ocorre são aspectos importantes porque:

1. A filosofia revela como a instituição age em seu cotidiano.
  2. A distância entre a escola e a casa do aluno mexe com a rotina e com o financeiro da família.
  3. A proximidade na comunicação entre a escola e a família facilita a vida dos pais e ajuda a resolver as questões com mais rapidez.

Além disso, a boa relação entre a família e a escola colabora para os estudantes se sentirem bem no ambiente escolar.

A Escola Vitória, que agora se chama Colégio Batista Shepard Vitória, é uma instituição de filosofia cristã, localizada na região central da cidade do Rio de Janeiro e que preza por prestar um ensino de qualidade com um ambiente acolhedor.

Se esses três pontos são importantes para você, entre em contato conosco e saiba mais sobre a nossa escola.