As provas finais representam o último degrau de um processo que começa no início do ano. Normalmente, elas chegam acompanhadas de cansaço e tensão. Afinal, três semestres já se passaram e a lista de conteúdos estudados é grande. Apesar de todo o desgaste acumulado ao longo do ano, é muito importante não descuidar diante da etapa final. O post de hoje traz quatro dicas que ajudarão você a alcançar bons resultados nas provas finais
Estude com antecedência
Uma das dicas mais importantes para alcançar bons resultados nas provas finais é manter uma rotina de estudos eficiente desde o início do ano. Esse é o caminho para estar sempre em contato com o conteúdo e conseguir acabar com as dúvidas antes que elas se acumulem.
Ao estudar com antecedência, você evita a surpresa de descobrir que não entendeu algum assunto na hora das provas finais e garante que não vai ficar sem tempo de acabar com as dúvidas que possam aparecer.
Prepare o ambiente
Quando estamos na sala de aula presencial, o momento das provas é a hora em que o silêncio domina. Você já se perguntou o motivo para isso?
Um ambiente com uma temperatura agradável, silencioso e confortável ajuda o cérebro a focar no que ele realmente precisa fazer no momento: resolver a prova. Assim, as distrações são evitadas e toda a sua atenção é colocada em fazer você lembrar os assuntos conforme as questões forem aparecendo.
As provas finais da Escola Vitória serão online e no horário das aulas. Fique ligado! Mesmo sendo virtual, é fundamental ter um ambiente favorável.
Estabeleça uma rotina no dia da prova
Estar bem alimentado e hidratado são fatores que também contribuem para melhores resultados nas provas. Você já percebeu como é difícil se concentrar em alguma coisa quando estamos com fome ou com sede?
No dia da prova, tome um café da manhã reforçado, separe sua garrafinha de água e sente na frente do computador alguns minutos antes da prova começar
Respire fundo!
Você sabia que ter um branco na hora da prova não é sinal de que você não estudou ou não sabe o conteúdo?
Esquecer algo que sabemos na hora que precisamos tem relação direta com a ansiedade. Quando nosso cérebro identifica o nervosismo, ele passa a se concentrar em acabar com ele. Resultado? A atenção que deveria estar sendo dada ao que você estudou é transferida para outra tarefa.
Depois de ter estudado e feito a sua parte, é hora de ficar calmo e encarar a prova. Respire fundo, confie no que você estudou e faça os exercícios com a segurança de quem sabe o que está fazendo. Ficar muito estressado só favorece o “branco”.
As provas finais são a etapa final para a conclusão de um processo que começa no início do ano. Por mais que elas possam assustar pela quantidade de matéria envolvida, algumas dicas podem ajudar você a alcançar bons resultados neste momento: uma rotina de estudos eficiente, um ambiente favorável e tranquilidade são algumas delas.
O que você achou deste post? Ele foi útil para você? Então, compartilhe nas suas redes sociais e não deixe de contar como foram seus resultados.
Ah! Não se esqueça! As provas começam no dia 23/11 e acontecerão no horário das aulas. Boa sorte!