Qualidade de ensino e um ambiente aconchegante é o que toda escola deseja oferecer. A boa formação de uma criança é o resultado da parceria entre família e escola. E é justamente por isso que, na hora de escolher uma escola para matricular os filhos, pais e mães ficam tão em dúvida.
Afinal, quem seria o melhor parceiro na educação de um filho?
Muitas são as questões que precisam ser avaliadas até que haja a decisão de apostar todas as fichas em uma instituição que tem uma responsabilidade tão grande: despertar o desejo de aprender, transmitir conhecimento, reforçar bons valores, estimular a amizade e o trabalho em equipe, promover a inclusão, enfim, contribuir para a formação de crianças, adolescentes e jovens que serão os adultos de amanhã.
Várias escolas destacam-se por seus números de alunos aprovados e bem classificados no Enem ou buscam estar de alguma forma, em uma lista-destaque quando fala-se em qualidade de educação. Até aí tudo bem, pois todos nós queremos o melhor para os nossos filhos.
Porém, num ambiente onde as crianças passam várias horas do seu dia, informação, conhecimento e tarefas racionais não são tudo que importa. A escola precisa unir qualidade de ensino a um ambiente estimulante, prazeroso e muito aconchegante, a começar por relações afetivas que deem à criança a sensação de estarem em uma segunda casa.
Qualidade de ensino e frieza na escola não combinam
Crianças não são um número, adolescentes e jovens não são apenas uma nota em uma lista. Eles são, em primeiro lugar, seres humanos que têm uma história, necessidades físicas e emocionais, e a escola não pode simplesmente fingir que isso não importa.
Não deixa de ser um desafio manter este olhar atento e sensível aos alunos. Mas a verdade é que, apesar do mundo estar tão acelerado e a forma das pessoas se comunicarem ter mudado tanto, o acalento de um abraço, um olhar atento e palavras de apoio num momento de crise ainda são a fórmula do que faz a diferença na vida das pessoas, principalmente nas fases da infância e adolescência.
Portanto, se a equipe da escola tiver interesse pelo que está por trás de atitudes como agressividade, indisciplina, desmotivação e dificuldade de manter a atenção, certamente, será mais fácil combater o mal pela raiz, e o comportamento afetuoso quebrará barreiras e abrirá grandes portas.
Seres humanos conectam com seres humanos. O fato deste “ser humano adulto” à frente de uma turma ou de uma coordenação ser, para as crianças, uma figura de autoridade, não quer dizer que precise ser alguém distante ou frio.
Uma escola aconchegante, que se esforça para parecer um segundo lar, sempre contribuirá para que os alunos sejam mais felizes e se sintam mais confiantes.
O abraço, que acabou de ser citado por exemplo, tem o poder de:
- Relaxar os músculos, favorecendo a diminuição da tensão;
- Transmitir a sensação de segurança à criança;
- Aumentar os hormônios de ocitocina e serotonina e, por consequência, ajudar no fortalecimento do sistema imunológico;
- Ajudar a acalmar a criança em situações de descontrole.
Por aí, já vemos que ele é um ótimo aliado para qualquer tipo de situação!
Escola é local de estímulo, de descoberta, de aprendizado, de desenvolvimento de intelecto, de descoberta de talentos, de ganhar asas para voar e conquistar no futuro, mas, acima de tudo, é um local do aluno SER humano. Que ela continue sendo, não importa a época, um lugar de verdadeiro encontro entre pessoas que, mesmo com idades, histórias e anseios diferentes, precisam ser amadas, ser aceitas e ter liberdade para se expressar.