Você costuma fazer sessão-cinema em família?  Se sim, que filmes você recomendaria para assistir em família?

Para você, o que é mais legal nas sessões de filme em família?

Já falamos sobre a importância da leitura em família e sobre como trabalhar o emocional das crianças e adolescentes. Hoje, vamos dar dicas de alguns filmes para usar na sessão de cinema em casa e como eles podem ajudar a melhorar sua relação familiar.

Filmes são um excelente recurso para mostrar algo novo para as crianças e adolescentes. Além do lado recreativo, assistir filmes com frequência:

  • é uma maneira de expor as crianças e adolescentes a diferentes idiomas e culturas.
  • colabora para ampliar o vocabulário
  • é uma atividade relaxante
  • aumenta a interação entre a família

Neste post, vamos falar sobre alguns filmes que fizeram sucesso e podem ser grandes aliados na comunicação em família. Confira!

7 filmes para assistir em família

Animações

Divertidamente

Como passar por uma grande transformação mexe com o nosso emocional? 

Divertidamente é um filme que mostra como uma mudança de cidade impactou nas emoções de Riley, uma menina de 11 anos. 

Os personagens principais são as emoções. Nesse longa-metragem, Alegria, Medo, Raiva, Nojinho e Tristeza são personagens.

A história se desenrola com muitas confusões e a constante busca da Alegria para retornar à “sala de controle” do cérebro.

Shrek

Shrek é um ogro que tem sua vida (e sua casa) revirada depois que os personagens dos contos de fada são expulsos de suas casas. 

Para recuperar sua paz, Shrek faz um acordo com o vilão Lorde Farquaard: ele liberta uma bela princesa das garras de um dragão em troca de ter seu pântano de volta. 

Parece uma história como qualquer outra, mas é aí que a aventura começa e a vida de Shrek nunca mais volta a ser a mesma. 

Shrek é uma série de três filmes que mostram a busca de um Ogro para se “encaixar” nos padrões que a sociedade busca. Porém, isso é quase impossível para ele.

O filme tem um lado que remete à uma sátira. É leve, divertido e agrada com facilidade as diferentes idades.

Procurando Nemo

Procurando Nemo mostra a busca de um peixe-pai (Marlin) por seu único filho (Nemo), após o peixinho se perder. 

Marlin é um pai super-protetor e que não mede esforços para encontrar Nemo. Pelo caminho, ele encontra Dory, uma peixinha que sofre de perda de memória recente.  

O filme mostra aventuras vividas por todos os personagens e como o amor de um pai por um filho é capaz de romper as barreiras do medo, da insegurança e do desconhecido.

Procurando Dory

É a sequência de Procurando Nemo. Dessa vez, contudo, quem sai em busca de sua família é Dory, a peixinha que sofre de perda de memória recente. 

A história mostra como Dory consegue superar suas limitações e alcançar seu objetivo final.

Filmes que não parecem de criança, mas agradam as diferentes idades

A fantástica Fábrica de Chocolates

A Fantástica Fábrica de Chocolates mostra a visita de cinco crianças pela fábrica de chocolate de Willy Wonka. 

O ingresso para o tour é um bilhete dourado escondido em barras de chocolate ao redor do mundo. 

O que não se sabe no início, porém, é a real intenção de Willy Wonka. Quer saber qual é? Só assistindo. 

O filme foi originalmente gravado em 1971 e ganhou uma refilmagem em 2005. 

A loja Mágica de brinquedos

A Loja Mágica de brinquedos é um lugar mágico onde todas as coisas ganham vida, até a loja em si. 

Um belo dia, o Sr. Magorium (Dustin Hoffman) decide que é hora de se aposentar após 243 anos de trabalho. Em seu lugar, é Molly Mahoney (Natalie Portman) quem vai ser responsável pela loja mágica. 

O processo, porém, não ocorre tão facilmente. A loja começa a “perder a vida”. Agora, Molly, o cético contador Henry Weston e Eric, um menino de 9 anos com dificuldades de fazer amigos precisam se unir para reencontrar a magia e fazer a loja reviver.

É um filme que fala sobre o poder da amizade, sobre persistência e sobre não desistir dos seus sonhos por mais complicado que as coisas pareçam no momento.

Como os filmes podem contribuir para a relação familiar?

Nem sempre é fácil encontrar tempo para investir na relação familiar. Contudo, reservar momentos na agenda para atividades relaxantes em família é uma estratégia que gera resultados poderosos no ambiente familiar.

Os filmes, os livros, os passeios ao ar livre, as brincadeiras são ferramentas que ajudam a quebrar o gelo e fortalecer a relação entre pais e filhos. 

Filmes também podem se tornar excelentes pretextos para abordar assuntos mais complexos. Você pode saber mais sobre os títulos em sites como o Adoro Cinema.

Invista tempo com seu filho e você poderá dizer que, de fato, o conhece.

Gostou deste post? Então, compartilha com os amigos e aproveita para contar se você já faz sessões de cinema em casa. Ah! Compartilha também as suas dicas de filmes para assistir em família.