Você já parou para pensar como as vivências das crianças de 2 e 3 anos no maternal fazem diferença no futuro escolar dos estudantes?
Para muitas pessoas, os alunos da Educação Infantil vão para a escola apenas para brincar enquanto os pais trabalham. Porém, o começo da vida escolar é um dos momentos mais importantes do desenvolvimento infantil. Logo, escolher uma boa escola de Educação Infantil é um presente que você pode dar para sua família.
Neste texto, vamos falar sobre os motivos que tornam a escola tão importante nessa fase, como ela ajuda no desenvolvimento da criança e o que os pais podem esperar ao colocar o filho no maternal. No fim, temos um convite especial para a sua família.
O que é o maternal e por que ele é importante?
O maternal é a primeira turma da Educação Infantil regular, para crianças de 2 a 3 anos. Nessa fase, o mundo é uma descoberta a cada dia. A criança desenvolve com mais rapidez a motricidade, a fala e a comunicação. Além disso, ela aprende a entender regras simples, a lidar com sentimentos e até a se organizar em sua rotina.
Os pequenos de 2 e 3 anos começam a se tornar mais independentes. Mesmo assim, elas precisam de muita atenção, carinho, estímulo e segurança. No maternal, a escola se apresenta como um espaço pensado para cuidar e ensinar. Por isso, a escolha da escola é uma questão tão relevante.
Na Educação Infantil e no maternal, brincar é coisa séria
Você já ouviu alguém dizer que na escola, a criança só brinca? Existe um motivo para isso: brincar é a principal forma de aprender nessa idade.
No maternal, tudo é pensado para que a criança aprenda enquanto brinca: empilhar blocos, cantar musiquinhas, explorar tintas e texturas, ouvir histórias, brincar de faz de conta… Cada atividade desenvolve o corpo, o pensamento, a fala, a criatividade e a convivência com os outros.
Enquanto brinca, a criança aprende a:
- esperar a sua vez
- dividir brinquedos
- imitar e repetir sons e movimentos
- cuidar das próprias coisinhas
- se comunicar de forma melhor
- desenvolver a coordenação motora (mãos, pés, fala)
Na Educação Infantil e no maternal, o que parece brincadeira é a aprendizagem acontecendo.
Na escola, a criança aprende com mais autonomia e segurança
Na escola, a criança de 2 e 3 anos precisa seguir uma rotina muito bem definida: o horário da entrada e da saída, o momento do lanche, o tempo de cada brincadeira e os momentos de descanso. Essa organização ajuda os pequenos do maternal a se sentirem seguros à medida que aprendem que cada coisa tem seu momento.
Mais do que ajudar os alunos da Educação Infantil a entender o papel da rotina, essa organização ajuda a desenvolver confiança. Com o tempo, eles passam a entender a sequência de atividades, se organizam melhor e se adaptam mais facilmente aos ambientes fora de casa.
Além disso, os educadores estão preparados para acolher a criança de 2 e 3 anos em suas dificuldades e ajudar nos desafios típicos dessa idade como o desfralde, a fala, as emoções e o convívio com outras crianças.
Como o maternal ajuda os pais na educação dos filhos?
Muita gente pensa: “meu filho é tão novinho. Será que ele precisa mesmo ir pra escola tão pequeno?”.
Essa dúvida é muito comum e compreensível. No dia a dia, porém, a escola de Educação Infantil, quando é feita com amor, estrutura e propósito, ela se torna parceira da família em várias áreas da vida.
Apoio na rotina
Com a criança na escola, os pais conseguem se organizar melhor para trabalhar, cuidar da casa ou resolver o que for preciso no dia a dia. Por saberem que o filho está em um lugar seguro, com profissionais preparados e em uma rotina que vai ajudá-lo a crescer, os pais podem fazer isso de maneira mais tranquila.
Desenvolvimento mais rápido
Crianças de 2 e 3 anos que convivem com outras da mesma idade, principalmente no maternal e na Educação Infantil, costumam desenvolver a fala, a socialização e a autonomia com mais facilidade. Elas aprendem observando os colegas e são incentivadas a tentar fazer sozinhas.
Troca com a escola
Ao colocar o filho no maternal, os pais encontram um apoio importante na educação dos pequeninos. A escola não substitui a família, mas caminha junto. Os professores compartilham o que veem, orientam sobre o desenvolvimento, dão dicas e acolhem as preocupações da família.
A escola como parceira da família no dia a dia
As crianças do maternal estão passando por processos importantes como deixar as fraldas, comer sozinhas ou aprender a falar melhor.
Uma boa escola sabe respeitar que cada criança de 2 e 3 anos tem o seu tempo e ajuda no seu desenvolvimento com carinho e paciência. Nesse processo, a equipe da escola observa os sinais e caminha junto com a família, sem forçar os pequenos e construindo o aprendizado com cuidado e atenção.
Além disso, na escola, os alunos da Educação Infantil aprendem a experimentar novos alimentos, a socializar à mesa com os amiguinhos, a guardar suas coisinhas e a cuidar do que é seu e dos outros.
Como escolher uma boa escola para o meu filho em idade para o maternal?
Essa é uma questão sensível para pais e mães de crianças de 2 e 3 anos. Muitas pessoas acreditam que uma boa escola é definida pelo preço da mensalidade. Contudo, essa relação não é verdadeira.
Uma escola boa, tanto para o maternal quanto para as outras turmas da educação Infantil, é aquela que:
- Respeita o tempo da criança
- Tem uma equipe preparada
- Trabalha com rotina e propostas pedagógicas
- Se comunica bem com a família
- Possui um ambiente limpo, seguro e acolhedor
Por mais que a estrutura seja importante, o que faz a real diferença é o cuidado com a criança.
Dica prática:
Visite a escola pessoalmente e, se possível, leve o seu filho. Converse com a coordenação, observe os espaços, pergunte sobre a rotina, sobre a comunicação com a família.
Venha conhecer a nossa escola!
Se você tem um filho de 2 ou 3 anos e está pensando em colocá-lo na escola, venha nos visitar.
Cuidamos de cada aluno com carinho, respeito e atenção, com muito afeto, parceria com a família e compromisso com o desenvolvimento da criança.
📞 Agende uma visita e venha nos conhecer de perto. Estamos de portas abertas para te receber.