O mundo do trabalho valoriza cada vez mais habilidades mais amplas do que os conhecimentos técnicos, as soft skills. O desenvolvimento delas não é um processo que se inicia com o primeiro emprego ou na faculdade.

As soft skills são desenvolvidas desde cedo e o ambiente familiar é o primeiro lugar onde elas são trabalhadas.

A escola é um espaço de preparação para o mercado de trabalho. Por isso, junto com a família, trabalha de maneira significativa nesse processo de formação.

Ao longo deste texto, você vai perceber como:

• as soft skills são importantes para o mundo do trabalho
  • elas precisam ser trabalhadas desde as idades mais novas.

Antes de continuar, precisamos responder uma pergunta: Afinal, o que são soft skills?

O que são soft skills e qual a relação delas com a educação

As soft skills se referem a aspectos mais subjetivos, ligados ao nosso comportamento e ao relacionamento interpessoal. É o jeito como lidamos com as questões no trabalho e com as pessoas.

Na prática, elas complementam o conhecimento técnico encontrado em cursos e comprovado por diplomas e certificados (hard skills). Alguns exemplos de soft skills são:

• Comunicação: se refere à capacidade de se comunicar com clareza e respeito em qualquer situação.
  • Resiliência: é a capacidade de dar a volta por cima diante dos problemas e desafios que aparecem.
  • Respeito: se refere à maneira como lidamos com as pessoas ao redor, tanto as que nos agradam quanto as que nos desagradam.
  • Capacidade de trabalhar em equipe: fala sobre a capacidade de trabalhar com outras pessoas e dar preferência às conquistas coletivas em lugar das individuais.

As soft skills não são aprendidas apenas com lições teóricas. Como elas impactam diretamente nos relacionamentos, o caminho para desenvolvê-las é a prática. Além disso, elas demandam tempo para serem aprendidas.

Quanto mais cedo elas começarem a ser trabalhadas, melhor.

A pandemia do coronavírus trouxe muitas mudanças para a escola e seus envolvidos. De uma hora para outra, professores, alunos e famílias foram diretamente afetados pela nova maneira de estudar. Todos precisaram se reinventar.

Habilidades como resiliência, autonomia e autogestão ganharam outro olhar dentro do ambiente escolar.

Em resumo, podemos dizer que as soft skills:

• são habilidades ligadas aos relacionamentos
  • demandam tempo para serem desenvolvidas
  • podem começar a ser trabalhadas desde cedo em casa e na escola

Como trabalhar as soft skills em casa?

Dê autonomia com responsabilidade

Autonomia e responsabilidade são duas habilidades aprendidas. Elas são fundamentais na vida de adultos bem sucedidos e podem ser trabalhadas desde cedo a partir de situações pequenas e grandes.

Para começar a falar sobre isso, pense em como você age quando seu filho:

1. desobedece
  2. não cumpre os combinados
  3. não se comporta como deveria

Crianças são seres em formação e vão errar. A pergunta é: como podemos transformar as situações desagradáveis em momentos de aprendizado?

Precisamos (e podemos) aproveitar todas as situações possíveis para ensinar nossos filhos.

Incentive seu filho a ser colaborativo

Ser colaborativo é entender que todos temos um papel no lugar onde estamos, não importa se é em casa, na escola ou na casa da vó.

Na tabela abaixo, você vai encontrar exemplos de atividades que as crianças conseguem fazer conforme as idades.

Trabalhe o respeito desde sempre

• Você incentiva seus filhos a cumprimentarem as pessoas?
  • Palavras como “por favor” e “obrigado” são comuns no cotidiano da sua casa?
  • Quando você encontra o porteiro do prédio ou a caixa do supermercado, como trata essas pessoas?
  • Como você se comporta quando erra com seus filhos?

Quando o assunto é respeito, além do incentivo verbal, é essencial que o adulto dê exemplo.

O papel da escola no desenvolvimento das soft skills

No ambiente escolar, a criança e o adolescente não aprendem apenas conteúdos escolares. Eles também adquirem habilidades úteis para a vida.

Nesse sentido, é importante escolher uma escola alinhada com a filosofia da família. Já falamos sobre isso aqui.

Que valores você espera que seus filhos aprendam na escola? Eles estão em linha com o que você ensina em casa?

Na escola, assim como em casa, as soft skills são vivenciadas em diferentes momentos. Junto com os conteúdos, esse tipo de habilidade é parte dos saberes adquiridos no ambiente escolar.

A escola é uma aliada no processo de construção do caráter das crianças e adolescentes.

E na sua casa, quais soft skills são mais valorizadas e como você as trabalha?