Durante a semana de 23 a 28 de maio, aconteceu a semana mundial do brincar. Esta semana foi instituída para alertar e ressaltar a importância das brincadeiras livres. Ou seja, aquelas que dão liberdade lúdica e criativa para as crianças desenvolverem suas próprias brincadeiras.

 

Desde 1998, este evento busca atingir não só as crianças, mas também a família e a escola. Desta maneira, o movimento incentiva que todos se envolvam em prol do direito de brincar das crianças. Assim, permitem que elas possam desenvolver muitas áreas através destas atividades. 

 

Sobretudo por causa da superexposição às telas e a redução do espaço físico nas grandes cidades, as crianças têm exercitado cada vez menos sua criatividade e imaginação. Em contrapartida, aumentaram as atividades em frente aos celulares, tablets e computadores, sem muita interação com o mundo real.

 

Quais os benefícios do brincar livre?

 

Além da diversão, o brincar livre oferece alguns benefícios importantes para a infância, que auxiliam no desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional. Assim, esses momentos contribuem para o crescimento saudável das crianças.

 

Enquanto brincam, as crianças desenvolvem o lúdico utilizando a imaginação para criar cenários e histórias imaginárias. Este tipo de brincadeira auxilia na capacidade de resolução de problemas, exercita a criatividade e, ao brincar sozinhos, também estimula a autonomia.

 

Além do desenvolvimento cognitivo, o desenvolvimento social também é bastante estimulado com o incentivo do brincar livre. Desta maneira, as crianças aprendem a cooperar entre si e, sobretudo, a se comunicar melhor com os outros.

 

Acima de tudo, o brincar livre permite que as crianças exerçam seu direito de viver uma infância plena e feliz. É importante ter esse tempo dedicado às atividades que envolvam e acessem as áreas necessárias para o desenvolvimento delas.

 

Como os pais e educadores podem participar do brincar livre

 

Apesar de ser muito importante estimular a autonomia, se envolver nesse momento traz muitos benefícios. Portanto, a participação da família e dos educadores pode contribuir para ativar mais ainda as áreas que são estimuladas com estas atividades.

Neste momento, sendo membro da família ou educadores, podem entrar no mundo infantil e se permitir ser criança novamente. Não se apegue às regras e deixe que as brincadeiras fluam de acordo com a imaginação das crianças e aproveitem este momento único.

Desta forma, você será capaz de estimular uma infância saudável e irá contribuir para a formação de adultos plenos e felizes.