Educação financeira desde a infância é importante?

O que você acha que as crianças deveriam aprender sobre dinheiro e finanças?

Falar em educação financeira é tocar num assunto que diz respeito a todos nós, individual e coletivamente.

Nos últimos anos, a questão da educação financeira passou a ser olhada com outros olhos pela sociedade.

Diferente da época que dependemos dos nossos pais, quando a vida adulta chega e os boletos batem na nossa porta, precisamos saber como nos organizar financeiramente para dar conta de forma saudável.

A criança de hoje é o adulto de amanhã. Que tipo de relação desejamos que ele tenha com dinheiro?

A importância de trabalhar a educação financeira desde a infância é o assunto deste texto.

Continue a ler e veja:

• A definição de educação financeira
  • A influência da educação financeira na vida das pessoas
  • O papel da família e da escola quando o assunto é a educação financeira

O que é educação financeira?

Educação financeira vai muito além de saber quanto você ganha ou quanto gasta. Ela é

o processo que permite melhorar a compreensão em relação aos produtos e serviços financeiros, se tornando capaz de fazer escolhas de forma bem informada.

Ter controle dos gastos, saber como investir ou calcular quanto se pode gastar em cada projeto são pequenos exemplos do que está envolvido na educação financeira.

Na prática, a educação financeira é um processo muito mais amplo e que fala mais sobre a relação estabelecida com as finanças do que como o dinheiro é gasto.

A educação financeira precisa fazer parte da rotina da família

Como a educação financeira influencia na vida das pessoas

Além da questão da saúde, um dos maiores impactos da pandemia foi nas finanças.

O aumento do índice de desemprego, a redução nos salários e as medidas de distanciamento que mexeram com a fonte de renda de milhões de brasileiros contribuíram para uma mudança na relação com o dinheiro.

Nesse cenário, a educação financeira se revelou uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento de uma nova maneira de tratar as finanças.

Quando educamos financeiramente as crianças e adolescentes, ensinamos nossos filhos a usar melhor o dinheiro.

O papel da família no processo de educação financeira

O ambiente familiar é o espaço onde a criança aprende as primeiras lições sobre o mundo. O aspecto financeiro também está envolvido nesse aprendizado.

Em casa, podemos começar a entender a influência do dinheiro nas nossas escolhas desde o pãozinho da padaria até a economia de dinheiro para realizar um sonho em família.

Trabalhar a educação financeira desde a infância não significa sentar com seu filho pequeno e apresentar planilhas e mais planilhas.

Você pode fazer isso de uma forma lúdica e prática.

Veja algumas dicas:

• Envolva seu filho nas situações do cotidiano que envolvem dinheiro. Por exemplo, na ida ao supermercado, deixe claro o que pode (e não pode) ser comprado naquele dia.
  • Quando seu filho lhe pedir um brinquedo, incentive-o a juntar dinheiro para te ajudar a comprar.
  • Estipule um valor de mesada e aproveite essa estratégia para ensinar sobre a importância de economizar para alcançar sonhos.

O papel da escola no processo de educação financeira

O papel da escola é dar suporte à família no processo de educação das crianças e adolescentes.

Por reconhecer a educação financeira como um elemento essencial para formar cidadãos vitoriosos, a Escola Vitória também encontra momentos para abordar esse tema nas aulas. Com turmas do segundo segmento, usamos até planilhas.

E na sua casa, como é a relação do seu filho com o dinheiro? Educação financeira é um assunto já trabalhado no seu lar?