É hora de mandar meu filho para as aulas presenciais? Esse é o dilema de muitas famílias em 2021.
A questão é: não existe resposta certa ou errada para essa pergunta. O que vai determinar é a realidade de cada família.
O objetivo deste post não é dizer o que você deve fazer, mas ajudar na sua decisão. Continue a ler e reflita para descobrir a melhor opção para seu filho.
O impacto da pandemia sobre o emocional das crianças foi grande
O ser humano é um ser social. Isso quer dizer que socializar é fundamental para nós. O distanciamento social nos tirou a oportunidade de estar com a maior parte das pessoas amadas e impactou diretamente no nosso emocional. Crianças e adolescentes não escaparam desse efeito.
Segundo uma pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), as crianças e adolescentes experimentaram problemas de sono, alterações de humor e ficaram desestimuladas para as tarefas rotineiras. O índice de crianças e adolescentes com sintomas relacionados à saúde mental aumentou consideravelmente.
Se para os adultos já foi difícil entender a situação, imagine para as crianças!
Saudade, mudança repentina na rotina, incerteza sobre o fim da pandemia, medo de perder pessoas queridas… Esses e outros sentimentos se tornaram muito fortes também nas crianças e adolescentes. Por consequência, questões como ansiedade e depressão viraram assunto dos mais jovens.
Como anda a rotina da sua família fora da escola?
Após um ano da decretação da pandemia, as rotinas começaram a ser retomadas. Aulas presenciais foram liberadas, espaços públicos foram reabertos, o homeoffice já não é mais a única opção em muitas empresas e as pessoas voltaram a sair.
A diminuição da taxa de isolamento é resultado de diferentes elementos: reabertura gradual, cansaço do distanciamento, necessidade de retomar a vida etc. Como a escola fica nesse cenário?
Ninguém discorda que educação é um direito fundamental de toda criança. Por isso, vale refletir se temos agido como se acreditássemos de fato nisso.
Em 2021, a rotina da sua casa mudou? Como ficou o homeoffice? Você tem feito muitos passeios?
Se sua resposta for SIM, será que não é hora de permitir que seu filho retorne ao ambiente seguro da escola?
É seguro mandar meu filho para a aula presencial em 2021?
A resposta é: Depende.
Ainda estamos vivendo tempos de pandemia. A vacina ainda não chegou para a maior parte da população brasileira e toda exposição traz riscos. A questão é: em que lugares os riscos podem ser minimizados? Se você confia na escola que escolheu para o seu filho, não é o caso de demonstrar isso permitindo que seu filho retorne à modalidade presencial?
E agora, como decidir?
Cada família conhece a sua realidade. Por isso, não existe uma resposta perfeita para o dilema do retorno às aulas presenciais. Para ajudar você a pensar na resposta, responda às seguintes perguntas. Elas foram adaptadas deste post do Instagram.
- Você tem parentes do grupo de risco morando com você?
- Como anda o emocional dos seus filhos em meio à pandemia?
- Você tem saído para trabalhar ou para outras tarefas não-essenciais?
- Você e sua família têm saído para se divertir (praia, cinema, shopping)?
- Seu filho tem maturidade para respeitar as regras de uso de máscara, álcool gel etc?
Decidir se é hora de mandar seu filho para as aulas presenciais é uma tarefa particular da sua família.
O que nós, da Escola Vitória, podemos garantir é que nossa instituição é um ambiente seguro para os seus filhos. Preparamos nosso espaço físico e nossa equipe para receber seus filhos com toda a segurança possível e você pode conhecer um pouco de nossas atitudes aqui, aqui e aqui.
No mais, estamos à disposição para tirar dúvidas e colaborar com seu processo de decisão.