Alcançar bons resultados nos estudos envolve trabalho e esforço, mas você sabe o quanto dormir bem faz bem para sua aprendizagem?

É muito comum, na vida corrida que levamos hoje, precisar de mais tempo no dia para dar conta de todas as tarefas (mesmo as escolares).

Nessa hora, uma das coisas que normalmente é “sacrificada” é o sono. Dormimos tarde e acordamos cedo ou dormimos muito e sem qualidade. O problema é: uma noite ruim de sono atrapalha tudo o que fazemos no dia. 

Quer entender melhor? Continue a ler até o final.

Por que dormir bem faz bem?

Dormir é uma função essencial para o equilíbrio do nosso organismo. É o momento que nosso corpo tem para descansar da inúmeras tarefas que desempenhou enquanto estávamos acordados. 

Além disso, é quando dormimos que o corpo trabalha para manter o equilíbrio entre os diferentes sistemas (imunológico, endócrino etc) e funções.

Por que dormir bem faz bem aos estudos?

Dormir ajuda a consolidar o que você estudou. 

Uma das funções do sono é categorizar as informações que recebemos ao longo do dia.  Quando dormimos, nosso cérebro entra em ação  para guardar o que é importante e útil e apagar o que  parece não fazer diferença. 

Um alerta! O cérebro guarda (ou exclui) o que ele entende como relevante ou irrelevante. Como ele classifica uma informação como importante ou descartável? Pela quantidade de vezes que você entra em contato com ela.

Dicas para começar a dormir melhor hoje

Agora que você já conheceu a importância de dormir bem, vamos à algumas dicas para uma boa noite de sono.

  • Evite contato com telas (celular, computador, televisão…) perto da hora de dormir!
  • Procure dormir e acordar sempre nos mesmos horários!
  • Evite luzes fortes à noite: Uma sugestão é começar a diminuir as luzes da casa duas horas antes de dormir.
  • Deixe seu quarto o mais escuro possível: qualquer luz, por mais boba que pareça, influencia na qualidade do seu sono. Isso acontece porque a luz mexe com a produção de melatonina (o hormônio do sono). Que luzinhas no seu quarto podem atrapalhar seu sono?
  • Cuide da temperatura: calor demais ou frio demais influenciam na qualidade do seu sono. Procure deixar o ambiente numa temperatura confortável para o organismo. Qual é ela? Em torno de 23 graus.
  • Crie um ritual pré-sono: desenvolva alguns hábitos que informem para o seu cérebro que você está se preparando para dormir. Pode ser ler um livro, tomar um copo de leite morno ou qualquer outra atividade que ajude a relaxar. 

A qualidade do seu sono tem impacto direto na qualidade dos seus estudos. Por isso, na hora de planejar sua rotina, não deixe de lado os momentos de descanso ou sacrifique suas noites de sono. Comece hoje a ter noites de sono melhores e você vai ver como dormir bem (ou mal) colabora (ou atrapalha) seu desempenho escolar.