Você sabe o que é educação financeira?

A educação financeira é um processo que fala muito mais sobre o seu relacionamento com o dinheiro do que apenas sobre como você gasta o que ganha.

A educação financeira precisa fazer parte do nosso dia a dia, pois é a habilidade de organizar a vida econômica de acordo com metas e objetivos. O conceito de educação financeira é muito mais amplo do que aprender a economizar. Na verdade, é também uma maneira de buscar uma melhor qualidade de vida, além de conseguir cuidar do seu dinheiro da melhor maneira.

Se a maneira como usamos o dinheiro impacta em todos nós, fica a pergunta: finanças também é assunto para criança?

Antes de continuar, vamos reforçar duas coisas:

• A relação que temos hoje com o dinheiro foi construída ao longo das nossas vidas.
  • Nossos principais exemplos de como lidar com finanças foram as pessoas que nos criaram.

Se a relação com o dinheiro é aprendida, é importante que o aprendizado comece desde cedo.

Na semana passada, falamos sobre por que ensinar finanças desde a infância.

Hoje, vamos compartilhar três dicas práticas para trabalhar o assunto dinheiro com seus filhos.

Dica prática #1: Determine uma mesada

A mesada é uma estratégia bastante conhecida pelos pais.

Na prática, podemos comparar a mesada a um salário, com valor e periodicidade definidos.

Ela pode ser semanal, quinzenal ou mensal e o melhor é que o valor esteja ajustado a quanto sua criança ou adolescente consegue administrar.

Para crianças pequenas, é ideal dividir o valor ao longo das semanas.

Já para os mais velhos, é possível aumentar o intervalo e o montante recebido.

O que precisamos saber é que a mesada é um recurso usado para ensinar seu filho a usar o que ganha. Por isso, aqui vai uma orientação:

Dê autonomia para seu filho usar o dinheiro que ganhou como quiser, mas ensine também que as consequências do (bom ou do mau) uso virão.

Dica prática #2: Inclua seus filhos nos cuidados da casa

Aprender a usar o dinheiro com inteligência é um processo.

Mais do que saber quanto é certo gastar em cada compra que fazemos, é fundamental entender para onde nosso dinheiro está indo todos os dias.

Você já calculou quanto dinheiro perde nos pequenos desperdícios da casa?

Dentro de casa, existem muitas oportunidades de jogar dinheiro fora. Comida e energia são dois exemplos.

Os cuidados com a casa são de responsabilidade de todos os seus moradores. Por isso, não é complicado incluir os filhos nessa rotina.

Inclua seus filhos no “controle” das coisas da casa e compartilhe as vitórias – mesmo que aparentemente pequenas – com eles.

Dica prática #3: Educação financeira é aprendida todos os dias

Diferente de um conteúdo pontual da escola, a educação financeira é um tema que passa por absolutamente todas as áreas da nossa vida.

Já acordamos vendo o dinheiro materializado nas coisas que estão no quarto, nos itens do café da manhã, na passagem/gasolina para a escola…

É essa presença tão forte do aspecto financeiro ao nosso redor que fortalece a importância de construir uma relação saudável com ele desde cedo.

Educação financeira desde cedo é investir no futuro do seu filho

Se educação financeira é uma questão de mentalidade e saber administrar o dinheiro é resultado de um processo, qual é o melhor momento para começar a ensinar?

A resposta? Ainda na infância.

Um dos maiores obstáculos para um relacionamento saudável com o dinheiro está na ideia de que dinheiro é mal.

Só vamos conseguir mudar essa mentalidade quando tornarmos natural o papel do dinheiro na nossa vida.

Oferecer educação financeira para nossos filhos é dar a eles a chance de construir uma relação mais saudável com as finanças hoje e no futuro.

O que você achou deste post?

Você fala sobre dinheiro com seus filhos? Compartilhe sua experiência conosco.