Oba! O ano escolar está começando.

Você já está preparado para a volta às aulas?

Já separou os materiais, viu o uniforme e preparou a alegria para reencontrar os amigos e fazer novas amizades?

No post de hoje, vamos dar cinco dicas importantes para esse momento.

Continue a ler e fique por dentro delas.

Comece a acordar cedo alguns dias antes

Há algumas semanas, compartilhamos aqui no blog algumas estratégias para ajudar a tornar mais leve a adaptação à rotina escolar.

Uma delas foi algo simples, mas que, na prática, é bastante complicado: acordar e dormir cedo fora dos dias de aula.

Durante as férias, é muito comum deixarmos a rotina de lado. Porém, essa atitude diz para o seu cérebro que um novo hábito precisa ser construído. Isso leva tempo!

Quando chega a hora de começar o ano escolar, acontece a mesma coisa. A diferença é que, em vez de podermos acordar a qualquer hora, passamos a ter um horário certo para levantar.

Essa readaptação demanda tempo para acontecer. Por isso, começar a acordar cedo alguns dias antes do primeiro dia de aula é importante.

Organize tudo o que vai precisar previamente

Você já sabe o que vai precisar levar para a escola no primeiro dia de aula?

• Mochila com cadernos, livros?
  • Estojo com lápis, borracha, canetas?
  • Lápis de cor e outras coisas?
  • Garrafinha de água?
  • Máscara extra, álcool em gel?

A lista é longa e corremos o risco de esquecer de algo. Por isso, é importante se organizar com antecedência.

Sabe uma maneira de facilitar isso? Fazer uma lista detalhada com tudo o que você vai precisar.

Arrume seu cantinho de estudo

Por que o silêncio é importante na sala de aula? Você já se perguntou sobre isso?

O silêncio é fundamental para mantermos a atenção no que estamos fazendo. Logo, esse é um detalhe que merece atenção na hora de arrumar o seu cantinho de estudo.

Escolha um lugar que, além de silencioso, tenha uma temperatura agradável e seja confortável. Assim, você evita distrações.

Coloque uma rotina desde o primeiro dia de aula

Quando começamos uma nova rotina, nosso cérebro precisa se adaptar.

A neurociência diz que leva cerca de 21 dias para nosso organismo se acostumar com os novos hábitos.

Uma rotina bem estruturada é fundamental para um cotidiano organizado, estruturado, com disciplina e mais leve. Sabe por quê?

Seu cérebro está sempre em busca da zona de conforto. Para ele, a rotina diminui o esforço mental. Com a rotina, ele entra numa posição de descanso na medida em que não precisa se preocupar em tomar tantas decisões no dia.

Ter uma rotina bem estabelecida ajuda o cérebro a focar nas decisões mais importantes. Assim, ele consegue investir sua energia naquilo que realmente pode fazer a diferença naquele dia.

Dica final: Curta muito a volta às aulas!

É muito importante se organizar para a volta às aulas, mas você precisa se lembrar de mais uma coisa: aproveite o retorno à escola.

Curta os amigos!

Aproveite para fazer novas amizades!

Mate a saudade dos professores!

A escola é um ambiente onde você faz muito mais do que estudar, você constrói relações de amizade. Por isso, não se esqueça de também se divertir.

Boa volta às aulas!