Precisamos deixar a criança ser criança.

A infância é um dos momentos mais ricos e de maiores mudanças na vida do ser humano. Em poucos anos, deixamos de ser bebês para ganhar a estrutura e as habilidades de mini-adultos. Na prática, essa fase é marcada por transformações físicas e cognitivas que impactam fortemente no futuro. Por isso, é fundamental, mesmo em tempos difíceis,

Em linhas gerais, podemos definir a infância como o período que vai de zero a 11 anos de idade. 

Para você ter uma ideia da importância dessa etapa da vida, uma criança faz cerca de 700 sinapses por segundo nos primeiros dois ou três anos de vida. Isso nos mostra que cuidar da infância é fundamental para termos adultos saudáveis.

As necessidades das crianças são diferentes em cada etapa e precisam ser supridas. 2020, porém, foi um ano que tirou muito das crianças. Aproveitar espaços abertos, socializar, gastar energia com outras crianças… Essas são apenas algumas das atividades comprometidas pela pandemia. 

No lugar da brincadeira fora de casa, entrou a tela. Aula on-line, desenhos… coisas que deixam pequenos (e grandinhos) fisicamente quietos.

É fato que estamos longe de ver o fim da pandemia da Covid no Brasil, mas será que não é hora de retomar a infância de nossas crianças?

No post de hoje, você vai encontrar duas maneiras de deixar sua criança ser criança.

Brincar ao ar livre é fundamental

Brincar ao ar livre tem diversos benefícios para crianças e adultos. Entre elas a produção de vitamina D quando estamos expostos ao sol e a diminuição da ansiedade.

Ansiedade é uma palavra que passou a fazer parte do vocabulário infantil no último ano. No entanto, esse sentimento deveria ser muito mais perceptível em adultos do que nas crianças.

Permitir que sua criança brinque ao ar livre, ajudará (e muito) a enfrentar os momentos pesados que estamos enfrentando. 

Como não dá para ignorar a situação atual, aqui vão algumas dicas para brincar ao ar livre:

  • Escolha lugares espaçosos
  • Vá em horários menos movimentados
  • Se perceber que o espaço está ficando mais cheio, procure manter o distanciamento
  • Não deixe de usar máscaras e higienizar as mãos com regularidade

Permita que a imaginação do seu filho voe longe

Outro aspecto fundamental da infância é a imaginação. 

Esse elemento tão comum da infância ajuda os pequenos a entenderem o mundo que os cerca e pauta as decisões das mentes ainda imaturas. 

Quando você estimula a criatividade infantil, você amplia as oportunidades de experimentar o diferente. 

E se o lobo mau, em vez de comer a avó da Chapeuzinho Vermelho, virasse amigo dela e todos criassem um restaurante? 

Permitir que a criança explore a criatividade trabalha a autoestima, a segurança e a habilidade de fazer diferente. 

A questão das telas

Telas se tornaram um recurso muito mais usado durante a pandemia. 

Além das aulas online, a necessidade de “acalmar” a energia das crianças para trabalhar, dar conta da casa e ainda manter a sanidade fizeram os adultos lançarem mão dessa “babá eletrônica”. 

Ela é incompetente? Não, mas não permite que as crianças passem pelo processo da experimentação de maneira apropriada.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), telas devem ser evitadas por completo até os dois anos de idade e, após isso, o mínimo possível por dia. 

Qual o problema das telas? 

A passividade da criança diante da tela é um grande problema. 

Outro ponto a ser levantado é a diferença entre o processamento das informações no mundo analógico e no digital. Enquanto a quantidade de estímulos no analógico é uma, no digital a quantidade é muito maior. Ao se acostumar com o excesso de informações antes de dominar o analógico, se torna mais difícil para a criança realizar tarefas que não estejam relacionadas à tecnologia.

Ser criança em tempos de pandemia

A pandemia tirou as crianças da rua, da escola, da casa dos avós e da convivência com os amiguinhos. O que ela não mudou é o fato de que criança ainda é criança e tem necessidades bem particulares.

Assim como os adultos, as crianças foram fortemente impactadas pelo distanciamento social. Isso tem causado fenômenos ainda desconhecidos e não se sabe os impactos que veremos no futuro da geração de hoje. 

Cabe a nós, os grandinhos, amenizarmos os efeitos. Como? Deixando que a criança continue a ser criança o máximo possível. 

E aí, o que você tem feito para deixar sua criança ser criança nos dias de hoje? Que tal compartilhar suas estratégias?