É possível manter uma relação saudável com a tecnologia nas férias?

Um dos efeitos da pandemia e do isolamento social sobre as crianças e adolescentes foi o aumento do tempo de exposição deles às telas (computadores, celulares e tablets).  A substituição das aulas presenciais pela modalidade virtual foi um dos principais fatores para isso.  

Um ano depois do início da pandemia, o ensino híbrido (parte presencial e parte online) ainda é realidade para muitos alunos. Com a proximidade das férias de julho, fica a dúvida: é possível estabelecer uma relação saudável com as telas durante as férias?

Mesmo antes da pandemia, o tempo de exposição das crianças e adolescentes aos dispositivos eletrônicos ao longo do recesso escolar era maior. Com a pandemia, porém, mudou também a relação da sociedade com os eletrônicos. 

Diante dessa novidade, encontrar maneiras de construir uma relação saudável com a tecnologia durante as férias é essencial. 

No post de hoje, vamos dar dicas para criar uma boa relação com a tecnologia nas férias. 

Continue a ler para descobrir quais são.

Limite os horários de uso das telas e mantenha sua rotina

Uma das principais tentações das férias é sair da rotina por completo. Na prática, contudo, ainda que os dias sem rotina pareçam agradáveis, eles mexem com a volta às aulas e dificultam o retorno à escola no segundo semestre. 

Durante as férias, você pode encontrar o equilíbrio entre a sua rotina normal e o período de descanso. Veja algumas estratégias:

  • Programe seu despertador para tocar na hora que você costuma levantar todos os dias.
  • Durma no horário que costuma dormir no resto do ano.
  • Estipule um tempo para ficar diante das telas.
  • Não deixe de, sempre que possível, brincar ao ar livre.

Converse com seu filho sobre os riscos existentes no mundo virtual

O aumento do tempo livre, a intimidade das crianças e adolescentes com a tecnologia e a sensação de segurança pelos filhos estarem dentro de casa são elementos que colaboram para criar uma falsa sensação de segurança em relação à tecnologia.

Tanto o mundo virtual quanto o real têm seus perigos. Por isso, crianças e adolescentes precisam da vigilância de um adulto, principalmente nas atividades que incluem interação online. 

A Internet é um espaço visto, por muitas pessoas, como o lugar onde tudo é permitido. Logo, sempre que possível, estar junto das crianças durante o seu uso é muito importante para a segurança dos pequenos. 

Além disso, manter o diálogo aberto e analisar junto com a criança/adolescente o que está sendo consumido por eles é um caminho para usar tecnologia com responsabilidade.

Busque apps e sites com atividades que ajudem no desenvolvimento do seu filho

Você sabia que existem aplicativos e sites que ajudam no desenvolvimento das crianças? 

Nas férias, unir diversão e aprendizagem é uma estratégia bastante interessante para ajudar seu filho a não perder o ritmo da escola durante as semanas de recesso.   

Use a tecnologia a favor da sua criança ou adolescente e pesquise conteúdos que agreguem valor durante o uso dos dispositivos eletrônicos.

É possível estabelecer uma relação saudável com a tecnologia nas férias?

Sim, desde que haja equilíbrio.

Passar tempo demais diante das telas traz prejuízos consideráveis à saúde das crianças e adolescentes. 

Fora do período de férias, as aulas remotas tiveram uma grande influência no crescimento do tempo de exposição às telas. Durante o recesso, porém, encontrar o equilíbrio parece ser mais fácil. 

Embora existam opiniões diferentes sobre o uso de telas por crianças e adolescentes, não podemos ignorar que a tecnologia chegou para ficar. Logo, o mais importante é descobrir meios de criar uma relação saudável com a tecnologia. 

Neste post, você viu três dicas para manter uma relação saudável com a tecnologia durante as férias. Agora, nós queremos saber: o que você vai fazer nas férias? Como a tecnologia estará presente?