Criança precisa usar máscara?

Usar máscara, lavar as mãos com frequência e manter o distanciamento físico são atitudes que evitam a disseminação do coronavírus e protegem as pessoas que seguem as orientações dos órgãos competentes.

No caso das crianças, usar ou não usar máscara é uma questão que precisa avaliar alguns aspectos como idade, capacidade de fazer o manuseio da máscara com segurança e maturidade.

Ao longo deste texto você vai:

• Descobrir se o seu filho precisa usar máscara.
  • Entender que cuidados você precisa ter na hora do uso de máscaras por crianças.
  • Encontrar dicas para ajudar seu filho a se adaptar às máscaras.

Continue a ler…

O uso de máscara por crianças de 0 a 10 anos

Crianças de 0-2 anos

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Academia Americana de Pediatria (AAP) desaconselham o uso de máscaras por crianças menores de 2 anos.

O principal motivo para isso é o risco de sufocamento.

Para proteger com eficiência, a máscara precisa estar bem ajustada ao rosto. Isso dificulta a entrada de ar. Como nas crianças dessa faixa etária o calibre das vias aéreas é menor, a máscara apresenta mais risco do que proteção

A salivação e a falta de coordenação motora para retirar a máscara em caso de desconforto são outros fatores que reforçam o risco no uso de máscara por essa faixa etária.

Crianças de 2-5 anos

Dos 2 aos 5 anos, a socialização entre as crianças aumenta, assim como a quantidade de interações sociais e o interesse pelo outro. Logo, o contato com outras pessoas se torna mais frequente.

Com relação ao uso da máscara, a orientação é que cada criança seja avaliada individualmente.

Algumas crianças são mais resistentes do que outras quando o assunto é usar máscara.

O mais importante é avaliar o nível de maturidade do seu filho e, só então, decidir se há mais benefício ou prejuízo no caso dele.

Crianças de 6-10 anos

Nessa idade, o risco de sufocamento em crianças saudáveis é muito menor. Elas já têm a capacidade de reagir caso sintam algum desconforto por causa da máscara, mas ainda precisam da supervisão de um adulto enquanto usam e/ou manuseiam.

Quais os cuidados na hora de usar a máscara?

Para a SBP, não há problema em ficar sem máscaras em espaços abertos como parques e pátio, desde que as crianças e adolescentes fiquem a, no mínimo, dois metros de distância das outras pessoas e evitem tocar em superfícies.

Sobre os cuidados com a máscara, o mesmo órgão orienta que:

• As máscaras devem ficar confortáveis e serem adequadas ao tamanho do rosto da criança ou adolescente, além de serem lavadas e higienizadas corretamente.
  • As crianças aprendem por repetição e com ensinamentos (e exemplos) fornecidos de forma alegre e natural. Tenha paciência para ensiná-las a usar as máscaras com carinho e responsabilidade.
  • É benéfico para as crianças usarem máscara em ambientes onde estejam a menos de dois metros de distância das outras pessoas, fora de casa ou onde pode haver aglomeração de pessoas.
  • Se a máscara cair no chão durante o uso, ela deverá ser substituída no mesmo instante.

Dicas para ajudar seus filhos na adaptação às máscaras

Veja abaixo dicas para ajudar seu filho a se adaptar ao uso de máscaras.

• Converse com a criança sobre o uso da máscara.
  • Escolha alguns momentos para usar a máscara dentro de casa. Assim, você mostra para a criança que usar essa proteção não é problema.
  • Apresente o uso da máscara de forma lúdica, usando o brinquedo preferido do seu filho.
  • Crie jogos e momentos divertidos dentro de casa usando máscara.
  • Procure uma máscara com a estampa de personagens que façam parte do universo do seu filho.

Minha criança precisa usar máscara na escola?

Usar ou não usar máscara na escola depende da idade do seu filho, da maturidade que ele tem para manusear a máscara e das regras da escola.

No entanto, é importante ressaltar que a máscara, junto com a higiene das mãos, é uma ferramenta de proteção. Logo, quanto mais cedo seu filho se acostumar ao uso deste equipamento, melhor.

Aqui na Escola Vitória, colocamos em práticas diversas medidas de prevenção e o uso da máscara por alunos e funcionários é uma delas.

Como é na sua casa: sua criança precisa usar máscara? Como foi a adaptação? Compartilha conosco!