Fala sério! As aulas acabaram de começar e já vamos falar sobre as provas finais? Sim, mas não se assuste! Hoje, vamos ver algumas dicas práticas para chegar bem nas provas finais em 2021, 2022, 2023…

Antes de continuar, vamos fazer um pequeno teste. Responda apenas sim ou não para as próximas três perguntas:

1. Você começa o ano organizando sua rotina e tem disciplina para levar seu planejamento até o final?
  2. Você procura resolver todas as dúvidas, por mais bobas que pareçam, assim que elas aparecem?
  3. Você se organiza separando tempo para estudar e para o lazer?

Se você respondeu não para a maioria das perguntas (ou para todas), esse post é para você.

Um dos maiores erros dos estudantes é acreditar que será capaz de correr atrás dos prejuízos no segundo semestre ou na hora das provas finais. O problema é que tentar recuperar o tempo perdido quando a possibilidade de reprovação chega gera muito mais dor de cabeça e tensão.

Quer uma notícia boa? Você pode trabalhar desde já para evitar essa situação. Veja três dicas práticas para chegar às provas finais com mais tranquilidade.

Planeja sua rotina!

A palavra rotina, muitas vezes, assusta e está associada a algo engessado, inflexível e monótono. O que talvez não tenhamos nos dado conta (ainda) é que, querendo ou não, todos temos rotina. Pensa comigo!

Para estar na aula às 7 da manhã, você: acorda, coloca o uniforme, toma café, escova os dentes e senta para assistir as aulas online ou vai para a escola. Ainda que você não siga essa ordem, você realiza um conjunto de atividades antes de começar a estudar às 7. Certo? Isso é rotina.

Ter uma rotina é uma maneira de não se perder nas distrações do dia a dia. Além de te ajudar a manter os estudos em dia, ainda torna seu cotidiano mais leve.

Você sabia que até o seu cérebro de beneficia da rotina? É verdade. Quando você cria uma rotina, acostuma seu cérebro à sequência de ações. Isso o coloca na zona de conforto que ele gosta e tira de cena a ansiedade por não saber o que virá depois.

E a disciplina, onde entra? Não existe rotina sem disciplina, nem disciplina sem rotina. A rotina te ajuda a se organizar, mas a disciplina te ajuda a continuar fazendo o que precisa ser feito.

Rotina e disciplina são dois elementos essenciais para quem quer se dar bem nos estudos.

Não acumule conteúdos!

Os conteúdos escolares costumam estar interligados. Por mais assustador que isso possa parecer, existe um lado positivo: as matérias vão se tornando mais complexas ao longo do ano. É como uma escada na qual cada degrau equivale a um assunto. Por isso, é importante garantir que você – realmente – entendeu o que já estudou.

Faça um compromisso com você desde o primeiro dia de aula: não permita que as dúvidas se acumulem ao longo dos meses. O conselho é: não entendeu alguma coisa, resolva logo!

Além dos professores, você pode recorrer a recursos diferentes como, por exemplo, aplicativos e canais do Youtube.

Lembre-se de descansar!

Você sabia que descansar também precisa fazer parte da sua rotina?

Quando descansamos, damos uma folga para nosso cérebro. Assim, ele consegue relaxar, se recuperar. Quando não há descanso, comprometemos nossa capacidade de atenção, compreensão e absorção de novos conteúdos.

O melhor momento para dar uma pausa nos estudos ou como relaxar quem define é você. Vou te dar apenas algumas sugestões: assistir uma série ou filme, ler, ouvir música, praticar um hobby ou esporte… Esses são apenas alguns exemplos de atividades relaxantes.

Ah! Mais um ponto importante: durma bem. O sono de qualidade é fundamental para que nosso cérebro consiga organizar as informações que recebemos ao longo do dia. Por isso, não negligencie uma boa noite de sono.

Dá mesmo para chegar bem nas provas finais?

Sim, mas conseguir isso envolve esforço e organização da parte do estudante.

O ano letivo é como um jogo de videogame. Cada bimestre é uma fase vencida e as provas finais são o chefão que precisa ser vencido. Na escola, porém, o número de vidas que podem ser “gastas” é mais limitada. Por isso, não dá para perder tempo.

Estabelecer uma rotina (e ter a disciplina de mantê-la), não deixar que as dúvidas ganham espaço e lembrar de descansar são três estratégias que ajudam, mas não são as únicas. Que outra dica você acrescentaria? Divide conosco e aproveita para compartilhar esse texto nas redes sociais e com os amigos.