Escolher uma escola para os filhos é uma decisão que envolve vários elementos. Entre eles:

  • o perfil da criança
  • as crenças da família
  • as expectativas dos pais
  • a localização da instituição
  • o preço da mensalidade

A partir do momento que a criança entra na escola, essa decisão é tomada uma vez por ano. Assim, quanto mais perto do último bimestre, maior é a dúvida: renovar a matrícula na escola atual ou buscar uma outra?

Os primeiros bimestres são uma boa oportunidade para os pais conhecerem a instituição e começarem a avaliar se ela: 

  • é, de fato, coerente com a filosofia da família
  • age de acordo com a propaganda feita no momento da matrícula
  • é o melhor lugar para seus filhos permanecerem no ano seguinte

Com as primeiras impressões formadas, fica mais fácil decidir o que fazer. No entanto, independente de permanecer ou não na mesma escola, uma coisa é importante: escolher uma escola com antecedência.

No post de hoje, vamos ver 3 benefícios de decidir a escola dos seus filhos antes de dezembro chegar. Continue a ler e descubra quais são.

Escolher uma escola com antecedência …

permite avaliar as opções com mais atenção

Todo pai e mãe busca a melhor escola que pode oferecer para seus filhos. Essa é uma decisão fundamental no tipo de educação que os pais desejam que suas crianças e adolescentes tenham.

No Brasil, o número de escolas particulares é alto e as instituições são muito diferentes. Por isso, a decisão costuma envolver uma pesquisa maior e demanda paciência.

Quando você não deixa para escolher a escola na última hora, é mais fácil avaliar as opções com tranquilidade. Logo, o nervosismo envolvido no processo diminui e a decisão do que é melhor para cada família acontece com mais calma.  

Facilita a organização da lista de material escolar

Depois de decidir onde seu filho estudará, chega a hora de resolver questões práticas. 

  • Levantar a documentação necessária para a transferência, se for o caso, ou para a matrícula
  • Resolver uniforme
  • Pesquisar os itens da lista de material e os livros

Considerar a rotina das crianças e adolescentes é importante neste momento. Muitos deles fazem atividades extracurriculares como um curso de idiomas e/ou um esporte. Dependendo das alterações nos horários da escola, essas atividades também sofrerão mudanças.

Com essas informações em mãos, você consegue se antecipar e

  • aproveitar promoções que valem a pena.
  • ajustar os horários das atividades extracurriculares com mais tranquilidade

Ajuda a avaliar a escola do seu interesse com mais calma

Uma relação de confiança entre família e escola é fundamental para que os alunos se sintam seguros no ambiente escolar. Porém, ela não nasce de maneira automática. Ela começa no primeiro contato da família e se estende até o último dia de aula do estudante na instituição.

Quando você define a escola dos seus filhos com antecedência, constrói essa relação mais rápido e transmite segurança para seus filhos desde cedo. 

Escolher uma escola com antecedência é bom para todos

A pandemia da Covid-19 mexeu com nossas vidas por completo. No espaço escolar, ela influenciou na metodologia, na organização do espaço físico e colocou mais uma preocupação para os pais na hora de escolher uma escola. 

Ao avaliar as opções de escolas com antecedência, você também descobre como a instituição está lidando com a questão do coronavírus.

O hábito de deixar tudo para a última hora pode não ter grandes impactos em questões como a compra de um presente de um aniversário, mas faz total diferença na decisão pela melhor escola para um filho.

O hábito de deixar tudo para a última hora pode não ter grandes impactos em questões como a compra de um presente de um aniversário, mas faz total diferença na decisão pela melhor escola para um filho. 

E você, está contente com a escola do seu filho?