Um ano depois do início da pandemia da Covid-19, seus impactos continuam a influenciar diretamente na vida escolar dos estudantes e na dinâmica familiar deles. De uma hora para outra, a rotina escolar conhecida foi mudada por completo e a sala de aula se mudou para a tela do computador. Os alunos se viram presos em casa e os pais precisaram encarar que seu papel na rotina escolar também estava mudando. O que eles precisariam fazer e como ajudar seus filhos nas aulas remotas?

As aulas online aproximaram as famílias do dia a dia da escola de uma maneira diferente e agregaram aos pais uma outra responsabilidade: acompanhar como os alunos estavam lidando com a nova (e incerta) realidade.

Antes da pandemia, a proximidade da família na rotina escolar parecia ser menor. Por mais que os pais fossem informados dos acontecimentos na escola, eles não acompanhavam de pertinho como a rotina se desenrolava. Com a pandemia e as aulas remotas, o caráter fiscalizador da escola não pôde mais ser exercido e passou para a família a função de observar se os deveres foram feitos, se as aulas estavam sendo assistidas etc.

Não é demais lembrar que crianças e adolescentes ainda estão aprendendo como elementos como rotina, organização e disciplina funcionam. No entanto, eles passaram a, de uma hora para outra, precisar usá-los com mais autonomia. 

Já demos dicas de como os alunos podem se organizar e ao longo deste post, vamos falar sobre como os pais podem ajudar nesse processo.

Ajude seu filho a organizar uma rotina de estudos

Você já parou para pensar quanto tempo nós, adultos, levamos para organizar uma rotina com autonomia? Nós podemos não lembrar como foi, mas pode ter certeza de que não foi algo automático.

No contexto pré-pandemia, as crianças ganhavam mais responsabilidade conforme avançavam nos anos escolares. Nos tempos da pandemia, porém, diversas habilidades que seriam trabalhadas no futuro precisaram ser colocadas em ação imediatamente. A capacidade de se autogerir e se organizar foram algumas delas.

O suporte dos pais na organização de uma rotina de estudos muda de acordo com a faixa etária do aluno, mas você pode ajudar seu filho:

  • Arrumando com ele um ambiente de estudo sem distrações;
  • Organizando os horários de cada atividade;
  • Verificando ao final do dia se ele conseguiu seguir o planejamento feito.

Seja o suporte tecnológico

Para muitos alunos (e até mesmo para os pais), as ferramentas virtuais adotadas pelas escolas durante a pandemia são novidade.

Embora, de modo geral, as crianças e adolescentes de hoje tenham muita facilidade com a tecnologia, recursos como videochamadas e reuniões virtuais não faziam parte da rotina deles. Por isso, eles podem encontrar dificuldades na hora de usar os programas e aplicativos. Nesse momento, os pais podem ajudar oferecendo ajuda para encontrar a solução para o problema.

Observe se as tarefas estão sendo realizadas

Fiscalizar não é uma tarefa muito legal, mas é uma atividade que não pode ser deixada de lado quando estamos falando de crianças e adolescentes.

Para eles, é muito fácil se distrair e deixar algo de lado ou ainda trocar a tarefa pela diversão. Não é que eles não sejam responsáveis, mas existe uma imaturidade natural nessa faixa etária. Vamos combinar que, para eles, brincar ou estar cim os amigos é muito mais legal do que parar para estudar.

Quando voltaremos à rotina escolar antiga?

2020 foi apenas o primeiro ano em que as aulas remotas foram usadas com crianças e adolescentes dos Ensinos Fundamental e Médio. Quando (e se) vamos voltar à rotina escolar que conhecíamos antes da pandemia ainda não sabemos. O que sabemos é que em 2021 ainda seguiremos com as aulas online.

O modo como a Escola Vitória está lidando com a modalidade híbrida e as aulas presenciais já foram compartilhados em blog posts anteriores. Contudo, só superaremos os obstáculos que o “novo normal” trouxe se permanecermos juntos.

2020 foi um ano inesperado, mas que nos permitiu descobrir uma nova maneira de ensinar. Ele nos deu experiência e bagagem para continuarmos nos adaptando em 2021, 2022 e enquanto for preciso. As dificuldades que surgiram foram superadas e assim será também em 2021.

Contamos com vocês e estamos prontos para fazer de 2021 um ano vitorioso. Juntos, chegaremos lá!